Links de Acesso

Irão Acusado de Treinar Milícias Xiitas Iraquianas


Um general americano afirma haver indicações de que tropas de elite iranianas estão a operar em território iraquiano e que estão a treinar militantes xiitas para estes atacarem forças americanas e iraquianas. Entretanto, observadores, em Washington, advertem que o envolvimento iraniano contra a comunidade xiita iraquiana poderá desencadear um conflito regional, uma vez que vários outros países apoiam os sunitas árabes.

Falando em Bagdade, o major-general americano afirma que relatórios dos serviços secretos indicam que cerca de 50 elementos da Guarda Revolucionária Iraniana atravessaram a fronteira para treinarem militantes a usar lança rockets e lança morteiros.

O senador Kit Bond, o republicano que é vice-presidente da Comissão do Senado dos Serviços Secretos, disse acreditar que quaisquer tropas que sejam encontradas em território iraquiano devem ser severamente punidas: “E quando os apanharmos iremos matá-los a todos!”

Em declarações feitas à rede de TV CNN, Bond disse que cabe ao primeiro-ministro Nouri al Maliki e ao seu governo defender o país contra a interferência do Irão. Caso contrário, disse, o Iraque irá transformar-se num campo de batalha dos interesses regionais: “Se al Maliki não o pode fazer, alguém irá fazê-lo. Os EUA irão ajudar a garantir que as forças de segurança iraquianas garantam a segurança do Iraque. Se o Irão se envolver terá que contar com o envolvimento da Arábia Saudita, do Egipto e de outros Estados sunitas”.

Washington tem acusado o Irão de fomentar violência no Iraque ao apoiar as milícias xiitas que operam naquele país. O Irão nega aquelas acusações.

Há poucos dias apenas, a administração Bush anunciou que está a considerar designar oficialmente a Guarda Revolucionária iraniana como uma organização terrorista estrangeira, uma iniciativa que imporia penalidades contra os interesses financeiros daquele grupo.

O demissionário conselheiro do presidente Bush, Carl Rove, disse numa entrevista à rede de TV NBC que esta decisão faz parte da estratégia do governo americano de usar todos os meios ao seu alcance para fazer face ao terrorismo global. E deu a entender que poderão ser tomadas outras iniciativas contra o Irão, mas não especificou quais: “Não quero entrar em pormenores. Há coisas que estão a ser debatidas, muitas das quais não tenho acesso. Mas, estou confiante que, a seu tempo, essa política será tornada pública”.

O deputado iraquiano Mahmoud Othman disse à CNN que é do conhecimento geral haver ajuda iraniana a algumas milícias xiitas iraquianas: “Há forças no Iraque que têm relações amigáveis com os iranianos. Foram sempre amigáveis, e essas relações mantêm-se. E, agora, estão no governo. E pensam que o Irão é um amigo. Mas, a América diz que é um inimigo.”

Mahmoud Othaman exortou os governos dos EUA e do Iraque, e citamos, a “sentarem-se à mesa, para debaterem e desenvolverem uma política comum em relação ao Irão”.

XS
SM
MD
LG