Links de Acesso

Moçambique Afectado pela Seca


O coordenador da ajuda humanitária da ONU, John Holmes, afirma que uma das mais graves secas de que há memória na África Austral se pode transformar numa greve crise humanitária, caso não se proporcionada a necessária ajuda.

Holmes disse que a seca está a afectar partes de Moçambique, a Suazilândia, o Lesoto e o Zimbabwe poderá gerar enormes problemas alimentares e de segurança para toda aquela região. Disse Holmes que a seca já teve o seu impacto na produção agrícola, mas a comunidade internacional pode ajudar a aliviar a crise.

Holmes acrescenta esperar que a colheita de cereais do Zimbabwe seja, este ano, 44 por cento inferior à do ano passado, devido à seca: “A previsão é a de que cerca de quatro milhões de pessoas, o que é cerca de um terço do total da população, terá necessidade de ajuda alimentar até ao primeiro trimestre de 2008.”

John Holmes afirma que a seca está a ter impacto na já de si turbulenta economia do Zimbabwe, provocando o aumento dos preços dos alimentos. E adiantou que a seca irá minar os esforços para fornecer uma nutrição equilibrada à grande população infectada com o vírus do HIV-SIDA. Segundo aquele funcionário da ONU, a população infectada rondará os doze por cento, mas outros especialistas admitem que a percentagem será ainda mais elevada.

Holmes manifesta-se particularmente preocupado com a Suazilândia, onde o governo declarou, no mês passado, uma situação de desastre nacional. Segundo disse, a Suazilândia tem uma das mais elevadas taxas de prevalência de HIV-SIDA de todo o mundo. Um quinto da população, diz Holmes, está afectada por aquele vírus: “Isso quer dizer que há muitos órfãos, muitas crianças com menos de cinco anos que são particularmente vulneráveis e, por isso, há grandes preocupações acerca de uma grave crise de malnutrição, se não actuarmos já.”

Holmes afirma que as prioridades da ajuda à região são alimentação e agricultura, saúde e nutrição, água e serviços sanitários. E adianta ser possível levar por diante uma recuperação atempada, caso a comunidade internacional actue imediatamente.

XS
SM
MD
LG