Links de Acesso

Democratas Apostam na Retirada das Tropas do Iraque


Os senadores do Partido Democrático esperam que os seus colegas republicanos sejam pressionados pelo eleitorado a mudar a sua política em relação ao Iraque, depois dos republicanos terem bloqueado, na semana passada, legislação que apelava para a retirada das tropas americanas daquele país.

Pouco depois de os republicanos terem bloqueado aquela medida propondo a retirada das forças combatentes americanas do Iraque, até ao fim de Abril do próximo ano, o líder da maioria no Senado, Harry Reid, um democrata de Nevada, prometeu voltar a introduzir legislação, mas apenas quando for claro que existe apoio por parte do Partido Republicano: “Iremos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para mudar o rumo das coisas no Iraque. Voltaremos a debater esta lei quando for claro que poderemos fazer progressos.”

Na semana passada, a votação ficou 60 votos aquém dos necessários para aprovar aquela legislação. Os democratas estão em crer que, na devida altura, haverá o número suficiente de republicanos para apoiar aquela medida para que esta possa ser aprovada.

Entre os que pensam assim está o senador democrata Dick Durbin, o líder adjunto do Partido Democrático. Ele está em crer que, durante as férias de Agosto do Congresso, os republicanos irão começar a ser pressionados pelos votantes por terem bloqueado a proposta da retirada das tropas americanas do Iraque. Quando o Congresso se voltar a reunir, em Setembro, o senador Durbin argumenta que os republicanos poderão estar mais inclinados a votar a favor da retirada das tropas: “Os nossos colegas no Senado irão ter oportunidade de visitar os seus distritos eleitorais, de explicar o sentido do seu voto e voltar a votar e, eventualmente, estou confiante que se juntarão a nós mudando a direcção da política para o Iraque”.

Vários senadores republicanos reconhecem que a sua paciência não é infinita face ao rumo impopular que a guerra tomou.

O líder republicano no Senado, Mitch McConnell, do Kentucky, afirma que irá fazer uma avaliação da guerra quando o principal comandante americano no Iraque, o general David Petraeus, e o embaixador americano em Bagdade, Ryan Crocker, apresentarem o seu relatório ao Congresso, no próximo mês de Setembro: “Penso que Setembro vai ser um mês decisivo. A pessoas de ambos as lados do hemiciclo esperam que a política, a partir de Setembro, se baseie, em larga medida, naquilo que o general Petraeus e o embaixador Crocker terão para dizer”.

A Câmara dos Representantes dos EUA aprovou a sua própria versão da lei, apelando para uma retirada das tropas americanas do Iraque até Abril do próximo ano. Os congressistas, ao nível da Câmara dos Representantes, poderão também tentar juntar emendas legislativas relativas ao Iraque num financiamento destinado ao Departamento da Defesa, a ser considerado nas próximas semanas.

XS
SM
MD
LG