Links de Acesso

Epidemia do HIV na África do Sul


A Conferência Nacional da SIDA, a decorrer na cidade de Durban, ocorre alguns meses depois do lançamento pelo governo da África do Sul, de um plano de cinco anos que inclui metas agressivas na prevenção e tratamento do HIV e a SIDA.

A presidente da conferência, Olive Chisana, do Concelho da Pesquisa das Ciências Humanas do país, diz que objectivo da conferência e de se alcançar um acordo na implementação dessas metas.

“Toda a gente reconhece a dimensão da epidemia do HIV na África do Sul, e se não existir um consenso na prevenção, tratamento e cuidados com a doença, é improvável que consigamos marcar a diferença”.

Estima-se que cerca de 11 por cento dos sul africanos estejam a viver com HIV/SIDA, o segundo índice de prevalência da doença no mundo, depois da Índia.

Os activistas da SIDA criticam o governo da África do Sul por descuidar da severidade da epidemia e da necessidade de lutar contra doença, através de programas agressivos.

Mas hoje, a maioria elogia o novo plano pelo governo, através do qual pretende-se reduzir o número de novas infecções em 50 por cento nos próximos cinco anos e aumentar o número de vítimas de HIV com acesso aos medicamentos contra SIDA, dos actuais 250 mil para um milhão.

Chisana diz que o novo plano tem criado um clima positivo entre funcionários do governo, cientistas, grupos cívicos e doadores. O foco da reunião em curso vai centrar-se na exploração de meios para a sua implementação.

“O Plano Nacional Estratégico mostra-nos quais são as intervenções que podemos implementar. A declaração de consenso que esperamos é descobrir como é que poderemos implementar as medidas, com as quais concordámos”.

Ela disse ainda que as prioridades incluem a procura de maneiras de encorajar mais pessoas a se submeterem, aos testes da HIV-SIDA, o papel da circuncisão do homem em reduzir a infecção HIV, e novas tecnologias para prevenir a transmissão doença.

Outros assuntos em analise na reunião, prende-se com a forma como as mães, portadoras do vírus HIV devem amamentar os bebés, e como minimizar os efeitos secundários de medicamentos anti-retrovirais da SIDA.

XS
SM
MD
LG