Links de Acesso

Inicio de Outra Corrida às Armas


A primeira paragem do presidente Bush será em Praga, onde se vai avistar com dirigentes checos para discutir a situação no Afeganistão e Iraque, assim como um plano americano para instalar um sistema de defesa de mísseis na Europa.

O sistema de defesa de mísseis é provavelmente um dos mais controversos tópicos da viagem de Bush à Europa. O presidente russo Vladimir Putin disse que os planos de Bush de instalar o sistema assinala o inicio de outra corrida às armas e a Rússia não se deixará ficar para trás.

O Conselheiro para a Segurança Nacional dos Estados Unidos, Steve Hadley, disse que a Administração Bush tem repetidamente procurado reassegurar a Moscovo que o sistema de defesa de mísseis nada tem a ver com a Rússia.

“O sistema que queremos instalar não tem capacidade nenhuma contra os mísseis intercontinentais balísticos russos destinados a atingir os Estados Unidos. Trata-se de um sistema de defesa com uma capacidade limitada sobre outros países, como o Irão, que estão a desenvolver mísseis balísticos e potencialmente armas de destruição em massa que aqueles mísseis podem transportar. Resumindo, trata-se do Irão.”

Hadley afirmou que funcionários americanos têm tentado convencer Moscovo há pelo menos 18 anos de que devem ver o sistema de mísseis como um elemento de segurança a longo prazo e uma área de cooperação produtiva com os Estados Unidos.

Depois de Praga, o presidente Bush segue quarta-feira para a Alemanha, onde se vai reunir com a Chanceler Angela Merkel antes da Cimeira do G-8 na cidade alemã de HEILI GENDAMM, uma estancia balnear no Mar Báltico.

A cimeira tem inicio formalmente na quinta-feira onde deverão ser discutidos, entre outros tópicos, mudanças climáticas e comercio global. Os lideres do G-8 vão também reunir com vários chefes de estado africanos e lideres do Brasil, China, Índia e México.

Bush irá manter encontros privados a margem da cimeira com o primeiro-ministro britânico Tony Blair, o presidente francês Nicolas Sarkozy e o presidente russo Putin.

Para alem do sistema de defesa de mísseis, o encontro de Bush com Putin deverá focar o futuro do Kosovo.

Bush fará depois uma breve paragem na Polónia, onde discutirá os planos para o sistema de mísseis, seguindo depois para Roma para conversações com dirigentes italianos sobre o Afeganistão, Balcãs, Líbano, Kosovo e Irão.

Durante a sua estada em Roma, o casal Bush será recebido pela primeira vez pelo Papa Bento 16. O presidente americano vai depois para Tirana, tornando-se no primeiro presidente dos Estados Unidos a efectuar uma visita oficial a Albânia. O conselheiro para a segurança nacional Hadley informou que o presidente Bush durante a sua estada na Albânia vai também manter encontros com os primeiros-ministros da Croácia e Macedonia, tencionando focar as suas conversações sobre o futuro do Kosovo e o desejo da Albânia de se juntar a NATO.

“O presidente Bush partilha o sonho da Albânia em se tornar uma parte vital de uma Europa no seu todo livre e em paz e como um membro de pleno direito da comunidade transatlântica. O presidente Bush aprecia a parceria da Albânia na guerra contra o terror no Iraque e Afeganistão e está agradecido pelo apoio construtivo da Albânia para o processo de Kosovo e o plano Athisaari e pelo papel positivo que desempenha na região.”

A ultima paragem do presidente Bush será na Bulgária, que faz parte agora da NATO e da União Europeia. Hadley disse que a Bulgária é um dos mais fortes aliados dos Estados Unidos na região e que o presidente irá expressar a sua gratidão pelo apoio búlgaro no Iraque e Afeganistão.

XS
SM
MD
LG