Links de Acesso

9 Milhões de Pessoas Têm Tuberculose


A Organização Mundial de Saúde diz que cerca de 9 milhões de pessoas em todo o mundo têm tuberculose (TB) e cerca de 1,6 milhões morrem todos os anos.

O maior número de pessoas vive no Sul e Leste da Ásia, seguindo-se, de perto, África e as regiões do Pacífico Ocidental...85% do número total de pessoas que sofrem de TB.

Mario Raviglione, director do Programa ”Parar a Tuberculose” da Organização Mundial de Saúde afirma que as mortes são desnecessárias, pois a Tuberculose pode ser curada com um tratamento que dura seis meses: É um escândalo que em 2007, com os meios que temos, e que podíamos, potencialmente, curar todos os casos de Tuberculose que respondem aos medicamentos, continuamos, contudo, a ter 1,6 de mortes em cada ano, ou 4 mil e 500 de mortes todos os dias. O que quero dizer é que o mundo deve acordar.”

A tuberculose, todavia persiste e entra em mutação, assumindo formas que resistem aos medicamentos conhecidos, e isto porque os doentes não tomam os medicamentos até ao fim. Clifton Berry, responsável pela investigação à Tuberculose no Instituto nacional dos Estados Unidos para as doenças infecciosas diz que o tratamento de seis meses pode ser muito longo ”em lugares como o Paquistão, a Índia, Afeganistão é muito, muito difícil manter esse tratamento, manter os doentes a tomarem os medicamentos durante seis meses”.

Durante anos, a Organização Mundial de Saúde promoveu directamente o curso de tratamento directo -- em que os trabalhadores de saúde iam à casa dos doentes para terem a certeza que eles tomavam os medicamentos. Mas em países pobres com sistemas de saúde debilitados, existem poucos trabalhadores de saúde que possam ser disponibilizados para fazer este trabalho.

Pelo que, está a alastrar a bactéria da tuberculose que resiste a pelo menos 2 dos medicamentos usados para tratar a tuberculose, exigindo medicamentos cada vez mais caros e tóxicos.

Ultimamente, surgiu uma forma de tuberculose extremamente perigosa que resiste aos medicamentos existentes, quer os que já existem ou que estão a ser produzidos de novo. É a chamada Tuberculose multi-resistente, noticiada pela primeira vez na África do Sul, e alimentada pela epidemia da SIDA, que enfraquece a capacidade dos doentes combaterem doenças várias, como a tuberculose.

É um tipo de tuberculose que mata entre 70 a 80 porcento dos que infecta. A combinação do HIV e da tuberculose multi-resistente é considerada explosiva. Todavia, esta é ainda uma pequena percentagem dos casos de tuberculose mundiais.

Segundo a OMS, são precisos mais 650 milhões de dólares, por ano, só para controlar a forma multi-resistente da tuberculose. De novo Raviglione:”Tuberculose multi-resistente é o pior que podíamos imaginar. Nos meus anos todos a trabalhar com TB esta é de longe a pior ameaça que enfrentamos.”

Palavras de Mário Raviglione da OMS. Lee Reichman, pulmonologo, adverte que novos medicamentos e formas de diagnóstico não serão suficientes para fazer face ao problema, se não houver vontade política, ideias engenhosas e sem o reforço dos sistemas de saúde de países pobres.

XS
SM
MD
LG