Links de Acesso

Iraque:O Primeiro Frente-a-Frente EUA-Irão


Terminaram já em Bagdade as conversações entre os Estados Unidos e o Irão acerca da situação no Iraque. No final da reunião, o embaixador americano Ryan Crocker disse que as duas partes indicaram que partilham políticas comuns destinadas a garantir um Iraque estável e democrático. O embaixador americano insistiu, contudo, em que Teerão deve deixar de apoiar as milícias rebeldes. O primeiro ministro iraquiano presidiu à abertura das conversações manifestando-se confiante em que os Estados Unidos e o Irão têm a vontade necessária para alcançar uma plataforma comum nas suas políticas para com o Iraque.

Maliki afirmou que as entidades oficiais iraquianas participariam, no encontro, não na qualidade de medianeiros, mas, sim, como um interveniente principal tentando orientar o diálogo numa direcção positiva. Depois de cerca de 4 horas de conversações, o embaixador Ryan Crocker afirmou que os delegados iranianos e americanos concordaram nos princípios que devem nortear as suas políticas no sentido de um Iraque democrático e pacifico. Disse Crocker:

” Salientamos também que, do ponto de vista americano, o que interessa são as acções e não apenas os princípios. Apresentei aos iranianos várias das nossas preocupações concretas acerca do seu comportamento no Iraque.”

O embaixador Crocker afirmou que o Irão foi acusado de levar a cabo acções que contradizem o seu objectivo declarado de garantir a segurança do Iraque, treinando e fornecendo armas a milícias rebeldes. Acrescentou que delegação iraniana, liderada pelo embaixador Hassan Qomi, não respondeu a tais alegações. Os representantes iranianos não prestaram declarações no termo do encontro. Mas, Crocker referiu-se às preocupações manifestadas pelo lado iraniano: ” Os iranianos não entraram em grandes pormenores. Eles consideram que a presença da coligação constitui uma ocupação e que os esforços para treinar e equipar as forças de segurança iraquianas têm sido inadequados.”

O representante americano respondeu dizendo que as forças da coligação se encontram no Iraque a convite do governo iraquiano e com autoridade do Conselho de Segurança da ONU e acrescentou que os Estados Unidos já gastaram milhares de milhões de dólares para treinar as forças de segurança iraquianas. Crocker acrescentou que o Irão propôs a criação de um mecanismo de segurança trilateral entre o Iraque os Estados Unidos e o Irão. Não entrou, contudo, em pormenores sobre a proposta afirmando apenas que a mesma iria ser analisada em Washington. Ontem, o ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros afirmou, em Teerão, que a melhor maneira de pôr termo à luta sectária no Iraque passaria pela retirada imediata das forças americanas.

XS
SM
MD
LG