Links de Acesso

Financiamento das Operações Militares no Iraque


A Câmara dos Representantes e o Senado americano aprovaram ontem e por uma larga margem, os fundos destinados ao financiamento das operações militares no Iraque.

O pacote legislativo orçado em 120 mil milhões de dólares aprovado ontem, contrariamente a anterior iniciativa vetada pelo presidente George Bush, não prevê, entretanto a calendarização para a retirada das forças americanas do Iraque.

Os legisladores democratas, que controlam tanto a Câmara dos Representantes como o Senado, acabaram por abandonar essa exigência inicial, a de condicionar os fundos a um calendário para a retirada militar do Iraque, após longas negociações com funcionários da administração do presidente Bush.

Por conseguinte, a Câmara dos Representantes aprovou a proposta, por 280 votos a favor e 142 contra enquanto no senado, a margem foi bem maior, ou seja, de 80 votos a favor e 14 contra.

A legislação vai agora ser enviada para a Casa Branca, para efeitos de ratificação pelo presidente.

O pacote financeiro aprovado prevê fundos de financiamento a campanha militar no Iraque, ate Setembro próximo, mas inclui também uma clausula de ameaça de retirada do apoio económico americano ao governo iraquiano, se este não conseguir progressos em determinadas áreas políticas e na reforma do sector de segurança.

XS
SM
MD
LG