Links de Acesso

'Quina' Detida Na DNIC


A antiga directora dos Serviços de Migração e Estrangeiros Maria Joaquina da Silva, <Quina> e os seus antigos colaboradores foram detidos quarta-feira pela polícia de investigação criminal, soube a Voz da América de fonte oficial. A detenção segue-se a uma sindicância mandada instaurar pelo presidente José Eduardo dos Santos, e a um processo crime que resultou dessa sindicância.

Dados a que a Voz da América teve acesso indicam que a polícia de investigação criminal teria reunido provas sobre alegados crimes de peculato que resultaram em prejuízos para o estado em cerca de 15 milhões de dólares, e mais de 200 milhões de kwanzas. A liderança dos serviços de migração é ainda suspeita de ter manipulado processos de emissão de vistos de trabalho e de entrada, com o que teria posto em risco interesses de Angola.

Além de Quina da Silva foram detidos, entre outros, o seu adjunto, Rui Garcia Neto, o chefe da unidade aérea, Narciso Supi, Hermenegildo Licasse, chefe das Finanças, José Domingos da unidade marítima, bem como os chefes de direcção na província do Zaire e de outras unidades.

Os advogados dos suspeitos tentaram sem sucesso a sua libertação na quarta-feira, acabando apenas por conseguirem um arranjo para esta quinta-feira após os mesmos terem sido apresentados ao procurador junto da DNIC.

Na polícia judiciária corre também um processo contra funcionários ligados à informática dos serviços de migração, responsável pela manipulação de salários que teria resultado também em avultados prejuízos para o estado. Já foram detidas 3 pessoas, podendo também vir a responder mais de uma centena, supostamente beneficiárias de um esquema que consistia no lançamento de valores superiores ao que realmente deveriam auferir alguns funcionários, valores estes que depois eram repartidos entre os operadores dos computadores, e os titulares das contas.

XS
SM
MD
LG