Links de Acesso

No dia 27 de Junho Apresentarei a Minha Demissão


Tony Blair escolheu a pequena cidade de Sedgefield, no nordeste da Inglaterra, o local de sua eleição ao parlamento, para fazer o seu longo e aguardado anuncio.

“Hoje, eu anuncio a minha decisão de afastar da liderança do partido trabalhista. O partido agora vai seleccionar um novo líder. No dia 27 de Junho apresentarei a rainha a minha demissão do cargo de primeiro-ministro”.

Com estas palavras, Tony Blair deu inicio a transição do poder. O partido trabalhista espera eleger o actual ministro das finanças – Gordon Brown – como o seu novo líder, abrindo assim o caminho para sua nomeação como primeiro ministro no próximo dia 27 de Junho.

Falando aos membros do partido em Sedgefield, Blair disse que depois de uma década no poder, chegou o momento para partir.

“Tenho sido primeiro-ministro deste país há mais dez anos. Neste cargo no mundo de hoje, eu penso que é suficientemente longo para mim, mas muito particularmente para o país”.

Tony Blair enumerou alguns sucessos do seu governo, incluindo o crescimento económico inglês, melhorias na saúde publica, emprego e providencia social. Ele também falou dos sucessos da política externa: as intervenções no conflito civil no Kosovo e na Serra Leoa. Ele falou da participação britânica na luta contra o terrorismo, no derrube do regime Taliban no Afeganistão e na queda de Saddam Hussein no Iraque, embora reconhecendo que o envolvimento britânico no Iraque permanece numa profunda controvérsia.

Blair admitiu que nem toda a gente concorda com as decisões que tomou nos últimos dez anos.

“Eu fiz o que pensava estar certo. Posso ter estado errado; é a vossa opinião. Mas acredito numa coisa, e nada mais, eu fiz o que pensava ser certo para o nosso país”.

Tony Blair reconheceu não ter atendido a todas as expectativas, com que tinha chegado ao governo. Ele disse por outro lado, que algumas pessoas tiveram demasiadas expectativas, mas ele não podia te-las atendido por varias razoes.

XS
SM
MD
LG