Links de Acesso

Rice Admite Encontro com Ministro Iraniano


O Irão anunciou que a sua delegação à conferência na estância turística de Sharm el Sheik será liderada pelo ministro dos negócios estrangeiros Manoucher Motaki. O presidente iraniano, Mamoud Amadinejad, declarou, entretanto, que o seu país vai participar na reunião para contribuir para a promoção da estabilidade e da segurança no Iraque. A Secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, que participará igualmente nesta conferência, disse, por seu turno, que não afastava a hipótese de um encontro com Motaki à margem da cimeira: ” Não ponho de lado essa hipótese. Vamos lá estar, não para falar das relações entre os Estados Unidos e o Irão, mas, sim, para vermos como é que os vizinhos do Iraque podem ajudar a estabilizar o Iraque.”

A conferência, que decorrerá na próxima quinta e sexta-feira, destina-se a comprometer os países vizinhos do Iraque a ajudar a melhorar a segurança naquele país. Todos os países que fazem fronteira com o Iraque vão estar presentes, assim como representantes dos cinco países membros permanentes do Conselho de Segurança. Caso venha a verificar-se um encontro entre Rice e Motaki, em Sharm el Sheik, tal seria a primeira reunião de altas entidades americanas e iranianas desde há muito tempo. Os dois países não têm relações diplomáticas formais desde 1980, na sequência da ocupação da embaixada americana em Teerão um ano antes. Ultimamente, responsáveis militares americanos no Iraque têm vindo a aumentar as suas críticas relativamente ao Irão, país que acusam de apoiar os grupos rebeldes xiitas iraquianos.

Entidades oficiais iranianas disseram, entretanto, que a decisão de participar na cimeira desta semana não está dependente da libertação de cinco funcionários iranianos detidos por tropas americanas, em Janeiro passado, na cidade de Irbil, no norte do Iraque. Teerão tem vindo a apelar a Washington para que liberte os referidos funcionários. Os Estados Unidos afirmam que aqueles indivíduos são suspeitos de manterem ligações com uma rede de contrabando de armas . O Irão nega tais alegações dizendo que os cinco indivíduos são diplomatas.

XS
SM
MD
LG