Links de Acesso

A Situação No Norte de Madagascar Bastante Grave


O Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas (PAM) informou que a primeira leva das planeadas 100 toneladas de alimentos foi transportada por via aérea para várias localidades no noroeste de Madagascar.

O porta-voz do PAM, Michael Huggins, afirmou que os habitantes daquelas localidades necessitam desesperadamente de alimentos e outros bens essenciais.

“A situação para milhares de pessoas no norte de Madagascar é bastante grave neste momento. Elas gastaram a maior parte das suas reservas alimentares nas ultimas duas semanas”.

O norte da Ilha de Madagascar foi assolado nos últimos dois meses por dois grandes ciclones que mataram 150 pessoas e deixaram perto de 200 mil a necessitarem de ajuda. Durante o mesmo período, três outros ciclones e varias fortes tempestades tropicais atingiram também a grande ilha localizada defronte de Moçambique.

As tempestades causaram grandes danos em estradas e pontes e isolaram comunidades na região do resto do país.

Huggins disse que o PAM tenciona distribuir alimentos suficientes por helicóptero durante vários meses aquelas comunidades.

“Durante esse tempo esperamos que o governo e as comunidades locais sejam capazes de reconstruir as pontes e as estradas que foram destruídas durante a época dos ciclones para que camiões com alimentos possam voltar a transitar”.

A região malgaxe afectada pelos ciclones é um importante produtor de arroz e baunilha e essas culturas foram muito atingidas pelos temporais. A ajuda humanitária vai permitir às vítimas trabalharem nos campos até as próximas colheitas no final do ano.

Entretanto, agencias humanitárias estão a fazer esforços para fornecer assistência humanitária a cerca de meio milhão de pessoas na parte sul da ilha de Madagascar. Elas perderam a maioria das suas colheitas este ano devido à seca e funcionários estão preocupados sobre o declínio dos níveis de nutrição entre os membros mais vulneráveis do grupo.

XS
SM
MD
LG