Links de Acesso

Africa Endeavour 2007


A conferencia Africa Endeavor 2007 foi descrita como o mais poderoso esforço de cooperação sobre segurança em África.

Os meios de comunicação à disposição vão permitir às organizações e instituições de segurança de toda a África a partilha de informações e irá liga-las a instituições fora do continente.

O sistema é parte de uma estratégia mais alargada para apoiar a Força Alerta da União Africana para responder a crises.

O brigadeiro ganense Emmanuel Klutsy disse que uma maior capacidade de partilhar informações concede uma melhor segurança ao continente africano.

“Como é que se circula informação se não podemos usar o sistema que temos ? Portanto isso significa que se tivermos um sistema eficiente de comunicações em toda a África, conseguiremos que o país “A” possa passar informação aos outros países.”

A administração Bush está a criar um novo comando africano para coordenar toda a actividade militar e de segurança dos Estados Unidos em África.

O tenente-coronel Kevin Warthon, do Comando Europeu dos Estados Unidos e que orienta a conferencia, explica como que a Africa Endeavor se vai relacionar com a nova missão do Comando.

“A Africa Endeavor vai tornar-se provavelmente num dos primeiros exercícios para o Comando Africano, já que este terá como uma das suas responsabilidades assistir os países africanos em desenvolver uma cadeia de comando e o controlo de comunicações, processar os sistemas de informação de modo a que se comuniquem efectivamente entre si e com os seus parceiros de coligação.”

O tenente-coronel Warthon disse também que os Estados Unidos vêem as comunicações como um instrumento para lutar contra o terrorismo.

“Pensamos que há certas regiões em África que possam servir de base a grupos terroristas. Por isso, logo que tenhamos possibilidade de partilhar informações para evitar que isso aconteça, isso é uma boa coisa e parte da nossa missão”.

Cerca de 100 delegados a conferencia de Acra irão aprovar planos para o segundo encontro Africa Endeavor a ter lugar no final do ano na África do Sul para testar o sistema.

XS
SM
MD
LG