Links de Acesso

A América de Luto e em Estado de Choque


A América está chocada e de luto, na sequência do mais sangrento incidente ocorrido numa universidade em toda a história do país.

No massacre ocorrido na Universidade Técnica da Virgínia, morreram 33 pessoas, incluindo o atirador e ficaram feridas outras 29 pessoas.

Uma fria manhã de Primavera transformou-se num verdadeiro pesadelo na Universidade Técnica do Estado da Virgínia, quando um atirador abriu fogo, primeiro num dormitório e, duas horas mais tarde, numa sala de aulas que estava a funcionar num outro edifício.

Estudantes fugiram em pânico, enquanto a polícia acorria ao local. Todos ao mais de cem edifícios da universidade foram encerrados e revistados. E a nação vestiu-se de luto à medida em que o número de vítimas mortais aumentava a cada hora que passava.

O presidente Bush deu voz aos pensamentos partilhados pelo povo americano ao afirmar: “A nação está chocada e entristecida pelas notícias de tiroteio ocorrido hoje na Universidade Técnica de Virgínia”.Hoje, a nação chora aqueles que perderam entes queridos na Universidade Técnica de Virgínia. Acolhemos aos vítimas nos nossos corações e recordamo-los nas nossas orações e pedimos a Deus para que conforte aqueles que hoje estão a sofrer”.

Na capital americana, nas salas do Congresso, rivais políticos uniram-se num momento de silêncio em memória das vítimas, primeiro no Senado e depois na Câmara dos Representantes.

Um destacado democrata no Senado, Harry Reid, falou do tiroteio sem sentido e adiantou haver muitas perguntas que estão por responder: “O que sabemos parte-nos os corações e faz tremer a nossa essência. Por isso, por agora, tudo o que podemos fazer é oferecer os nossos pensamentos e as nossas orações de uma forma muito particular.”

Para os elementos da delegação do Estado da Virgínia no Congresso, o tiroteio afectou-os directamente. A “Virginia Tech” é a maior universidade do Estado com cerca de 26 mil estudantes. O senador veterano pela Virgínia, o republicano John Warner, falou daquelas perdas em termos pessoais: “Esta tragédia é uma situação incompreensível. É um acto de violência incompreensível e sem sentido”.

O governo federal americano ofereceu-se para ajudar o Estado da Virgínia na investigação desta tragédia. Os responsáveis pela universidade têm vindo a defender a forma como estão a gerir a crise. Mas, os estudantes protestaram afirmando que a escola demorou demasiado tempo a recolher informações sobre o primeiro tiroteio e que o alerta geral dado mais cedo poderia ter evitado a perda de vidas humanas.

A polícia da Virgínia está a investigar o tiroteio na Universidade Técnica, que foi o mais sangrento incidente do género na história dos EUA.

Antes de se ter suicidado, o atirador matou 32 pessoas e feriu 15, em dois edifícios daquela universidade. Duas pessoas foram mortas no primeiro incidente. Duas horas mais tarde, o atacante abateu 30 outros estudantes numa sala de aulas.

A polícia não revelou a identidade do atirador nem a motivação do ataque.

XS
SM
MD
LG