Links de Acesso

O Irão Interessado em Negociar com os EUA


O embaixador americano no Iraque, Zalmay Khalizad, que está prestes a deixar aquele posto para ser colocado nas Nações Unidas, afirma haver indicações de que o Irão poderá estar interessado em negociar com os EUA, no âmbito da próxima conferência sobre o Irauqe, que irá ter lugar em Bagdade. Khalilzad irá representar o governo americano nas referidas conversações, as quais estão marcadas para o próximo sábado, dia 10.

O embaixador Khalilzad afirma haver sinais por parte de Teerão de que o governo iraniano poderá estar na disposição em conversações: “Tem havido algumas indicações recentes de que eles estarão interessados num diálogo sobre o Iraque.”

Em declarações prestadas à CNN, Khalilzad sublinhou não ter recebido instruções de Washington no que diz respeito à conferência. Mas, não fechou a porta à possibilidade de um certo tipo de debate com as autoridades iranianas. Disse o diplomata que o objectivo é encontrar formas para que os vizinhos do Iraque possam ajudar a pôr termo ao banho de sangue a que se assiste: “Não decidimos, nesta altura, o que diz respeito a qualquer coisa bilateral, mas estaremos preparados para desempenharmos o nosso papel da forma mais construtiva”.

Khalilzad tornou claro que há um tema que ele quer apresentar aos iranianos, se essa oportunidade surgir. E apontou para as provas de que algumas bombas que têm explodido à beira da estrada no Iraque e onde foram encontradas marcas indicando que foram fabricadas no Irão.

XS
SM
MD
LG