Links de Acesso

Prosseguir as Operações Humanitárias


A agencia dos refugiados das Nações Unidas informou estar a ser difícil dar assistência a milhares de refugiados devido às periódicas confrontações violentas entre forças de segurança da Guiné-Conakry e manifestantes civis.

O ACNUR diz que a situação na Guiné-Conakry está cada vez mais complexa e incerta, precisando que a greve geral e a declaração do estado de emergência pelo governo está a aumentar as dificuldades.

Contudo, o porta-voz do ACNUR, William Spindler, afirmou que a agencia tem trabalhado para prosseguir as suas operações humanitárias nos campos de refugiados, embora a um nível consideravelmente reduzido.

“Nos últimos dias, as nossas equipas de campo de NZEREKORE no leste da Guiné visitaram campos de refugiados em Laine e KOUANKAN. Segundo os seus relatórios, a situação nos campos mantêm-se ordeira e calma. Apesar de crescentes dificuldades para a população me geral em obter necessidades básicas, nenhumas tensões foram registadas entre os refugiados e as populações guineenses nas aldeias em redor dos campos.”

O campo de Laine alberga cerca de 11 mil refugiados liberianos. Spindler disse que o Programa Alimentar Mundial (PAM) completou a distribuição de alimentos a esse campo há dois dias sem incidentes. Acrescentou que o PAM também não teve problemas a distribuir alimentos a sete mil refugiados noutro campo e acrescentou que o PAM tenciona prestar assistência a cerca de três mil refugiados marfinenses num terceiro campo, no final desta semana.

“O ACNUR também observa a situação ao longo das fronteiras da Guiné-Conakry, mas não foram vistos grandes movimentos de populações em quaisquer dos países vizinhos. A Guiné-Conakry ainda alberga mais de 31 mil refugiados, incluindo cerca de 22 mil liberianos. Para além disso, existem cerca de cinco mil refugiados da Serra Leoa e 4500 da Costa do Marfim”.

As agencias humanitárias advertiram que a guerra civil na Guine-Conakry pode afectar sériamente os países vizinhos como a Libéria e a Serra Leoa, que apenas recentemente emergiram de devastadoras longas guerras civis.

O ACNUR repatriou cerca de 90 mil refugiados para a Libéria desde que começou o programa de regresso voluntário para liberianos em Outubro de 2004. Mais de metade dos refugiados que regressaram encontravam-se na Guiné-Conakry.

XS
SM
MD
LG