Links de Acesso

Fazer Face à Ameaça terrorista na Zona do Sahara


Responsáveis do sector da Defesa dos Estados Unidos e de nove países africanos estão a concluir um encontro de dois dias em Dakar, no Senegal, dedicado ao aumento da cooperação militar na região do Sahara.

A conferencia estava a decorrer na altura em que aqui em Washington era anunciada pelo Pentágono a criação de um comando Africano.

Autoridades sustentam que o objectivo do encontro anual da parceria Trans Sahariana era a de construir o potencial dos militares locais para fazer face à ameaça dos grupos terroristas na remota zona do Sahara.

A parceria depende presentemente do Comando Europeu do sector militar dos Estados Unidos, mas poderá passar para outro sector à medida que os Estados Unidos introduzem reestruturações para criar uma nova unidade consolidando as operações africanas.

O general americano William Ward, do Comando Europeu, indicou que mais de oito milhões de dólares foram reservados para a parceria na proposta orçamental para o ano de 2008.

O oficial general sublinhou que a parceria ira continuar independentemente do comando em que se encontre.

‘Nos próximos meses e enquanto os Estados Unidos analisam os papeis e as responsabilidades iremos assegurar que a criação do Comando Africano constitua uma mais valia ao trabalho que tem sido realizado pelo comando Europeu.’

Nove nações do norte e o ocidente africano treinam regularmente com as tropas americanas no decurso da parceria, e muito do trabalho centra-se no policiamento de grandes áreas de território Sahariano praticamente desabitado.

Autoridades indicam que a cooperação ajudou a captura de elementos de uma organização militante muçulmana salafista.

Aquela organização tem anunciado ser sua intenção atacar alvos franceses e americanos.

O general Ward sustenta ser necessária maior cooperação para evitar que a região se torne em base para ataques.

‘Existem provas históricas de actividades que se registam numa área para serem exportadas e conduzidas e efectuadas numa outra zona. Trata-se de algo que nos temos com que preocupar e as nações da parceria reconhecem isso.’

A parceria foi criada em 2004, a partir de uma anterior parceria entre os Estados Unidos e quatro nações africanas.

Presentemente integram a parceria os sectores militar da Argélia, do Chade, do Mali, da Mauritânia, do Marrocos, do Niger, da Nigéria, do Senegal e da Tunísia, mais os Estados Unidos.

XS
SM
MD
LG