Links de Acesso

Partidos Políticos Nigerianos Assinaram Código de Conduta


Na Nigéria, os partidos políticos assinaram um código de conduta, num esforço para por cobro a violência política antes das eleições de Abril.

Pelo menos 40 dos 50 partidos políticos assinaram o Código de Conduta dos Partidos Políticos de 2007, numa cerimonia cuidadosamente preparada que teve lugar na capital do país, Abuja.

O embaixador americano na Nigéria, John Campbell, que enfatizou o apoio dos Estados Unidos à iniciativa, descreveu o novo código.

“Os pontos chave deste código que incluem a rejeição da violência e da retórica inflamatória e a disciplina partidária, encorajam a condenação da violência. O código é também significativo porque fornece a um conselho inter-partidário o direito de observar e fiscalizar a implementação das provisões do código de conduta, assim como a resolução de disputas”.

Dezenas de pessoas morreram nos preparativos para as eleições de Abril. As eleições marcarão a primeira transição democrática na Nigéria, o mais populoso pais de África.

Bandos armados executam a prevalecente cultura da violência, que envolve a morte, ameaças e intimidação a opositores políticos.

O chefe da comissão eleitoral, Maurice Iwu, afirmou que a crescente violência por motivos políticos representa uma séria ameaça as eleições de Abril.

‘Os desafios críticos englobam a ameaça de violência que pode perturbar tudo. No Estado de Benue, em Alayide, por exemplo, estão a realizar-se eleições primárias e as pessoas estão a fazer guerra, incendiando casas, matando pessoas, queimando carros. Isto são desafios que devem ser analisados“.

A Nigéria regressou a democracia em 1999 depois de quase três décadas de ditadura militar, mas a violência continua a ser um aspecto do sistema político.

O Departamento de Estado disse que as ultimas eleições na Nigéria em 2003 foram marcadas por fraude generalizada e violência.

XS
SM
MD
LG