Links de Acesso

Confirmado Abate de Helicópteros americanos no Iraque


O porta-voz das Forças Armadas americanas no Iraque afirma que quatro helicópteros dos EUA, que se despenharam nas últimas semanas, foram abatidos por forças inimigas. Estas perdas tiveram consequência imediata mudanças na forma como os helicópteros estão a ser utilizados.

O major-general disse que, pela primeira vez, aquela vaga de helicópteros que se despenharam foi causada por acções do inimigo:“Parece que foram o resultado de fogo inimigo a partir do solo que provocou o despenhamento dos helicópteros”.

Vinte e soldados americanos e trabalhadores civis ligados a empreiteiros morreram em resultado do abate dos helicópteros: “Tem havido um esforço consistente desde que aqui estados de alvejar os nosso helicópteros. Obviamente, baseados no que temos visto, estamos já a fazer ajustamentos nas nossas tácticas e técnicas e procedimentos sobre a melhor forma de utilizar os nossos helicópteros no apoio das forças de segurança iraquianas e das forças da coligação. Estamos a fazer as mudanças apropriadas”.

O mais recente incidente teve lugar, na sexta-feira, com um helicóptero que se despenhou vinte quilómetros a Norte de Bagdade, matando dois soldados americanos.

Entretanto, no domingo, prosseguiu a violência sectária no Iraque com vários ataques em todo o país. Esses ataques surgem um dia depois de um camião armadilhado com cerca de uma tonelada de explosivos ter deflagrado e morto mais de 130 pessoas num mercado, numa zona maioritariamente xiita, no distrito de Bagdade.

Quando, no domingo, amigos e familiares se reuniram no local do atentado para recordar as vítimas do atentado, a polícia receou a possibilidade de novo atentado suicida e abriu fogo para o ar, com o objectivo de disperar a multidão.

XS
SM
MD
LG