Links de Acesso

Congressistas Contra  Envio de Tropas para o Iraque


O Comité das Relações Externas do Senado aprovou, ontem, uma resolução não vinculativa, opondo-se ao plano do presidente George Bush de envio de mais soldados americanos para o Iraque.

Com 12 votos a favor e nove contra, o comité aprovou a resolução, declarando que o reforço da presença militar americana no Iraque não reflecte os reais interesses dos Estados Unidos.

O senado americano devera iniciar, já na próxima semana, o debate da resolução e está prevista uma resolução similar a apresentar na Câmara dos Representantes.

O vice-presidente Dick Chenney disse que a resolução não vai pôr cobro aos planos da actual administração americana de enviar mais soldados para o Iraque.

Numa entrevista a cadeia de televisão CNN, Chenney disse que os Estados Unidos devem, nas suas palavras, ter estômago para concluir o trabalho iniciado no Iraque.

O presidente daquele painel do senado, Joseph Biden disse, por seu lado, que a medida não se trata de uma tentativa para se embaraçar o presidente, mas de evitar que este cometa um erro grave.

A resolução foi co-patrocinada pelo senador republicano, Chuck Hagel.

XS
SM
MD
LG