Links de Acesso

Hillary Clinton e Barak Obama na Corrida à Casa Branca


A senadora pelo Estado de Nova Iorque, Hillary Clinton, deu o primeiro passo para se candidatar às eleições presidenciais de 2008.

Hillary, a mulher do antigo presidente Bill Clinton anunciou a sua decisão através do seu portal na internet. “Anuncio hoje – disse ela - que estou a formar uma comissão presidencial exploratória”

Hillary Clinton, de 59 anos de idade, criticou, na oportunidade a administração Bush, afirmando que, depois de seis anos de presidência dos republicanos chegou a altura de renovar a promessa feita à América. E, na oportunidade, divulgou os objectivos da sua liderança: “Precisamos de falar sobre como pôr fim à guerra no Iraque e restaurar o respeito pela América em todo o mundo”.

Hillary disse ainda querer debater a forma de tornar a América uma nação independente do fornecimento de energia, livre da dependência do petróleo estrangeiro. E mencionou diversas questões da política interna, incluindo o serviço de saúde, uma questão em que concentrou os seus esforços quando foi Primeira Dama, nos anos 90.

No seu anúncio, a senadora Clinton sublinhou as suas origens na classe média, classe média que disse ter sido negligenciada durante a vigência da administração Bush.

O anúncio de Hillary Clinton foi feito uma semana depois da apresentação da candidatura de outro forte candidato democrata, o senador africano-americano Barak Obama, que anunciou a formação da sua comissão exploratória, na terça-feira.

Ambos os candidatos, se eleitos, irão fazer história. Caso seja eleita, Hillary Clinton será a primeira mulher presidente dos EUA. Obama será o primeiro presidente negro da história da América.

O senador republicano Sam Brownback, pelo Estado do Kansas, anunciou, também a sua candidatura para as presidenciais de 2008. E apelou para uma estratégia bi-partidária para vencer a guerra no Iraque, tendo apelado também para a renovação dos valores conservadores cristãos: “Afastarmo-nos de Deus é abraçar o declínio de uma nação. Abraçá-lo conduz-nos à renovação dos indivíduos e das nações.”

Este candidato anti-aborto apelou para que os americano protejam todas as vidas inocentes.

Brownback está perante a concorrência de outros candidatos republicanos à nomeação para a corrida presidencial. Entre eles o senador John McCain, pelo Arizona, e o antigo presidente da Câmara de Nova Iorque, Rudolph Giuliani.

XS
SM
MD
LG