Links de Acesso

A verdade segundo Kwata Kanawa


Dois dias sem qualquer referência na imprensa, pareceram transferir directamente para os tribunais o diferendo que opõe o deputado Abel Chivukuvuku ao Semanário Angolense, envolvendo pelo meio o secretário do MPLA para a Informação, Norberto dos Santos, <Kwata Kanawa>. Porém antes de dar entrada na polícia judiciária, de onde eventualmente seguirá para os tribunais, o dossiê volta à imprensa pela mão de Norberto Santos, que nega que tivesse ouvido, o que o jornal disse que ele ouviu.

<Kwata Kanawa> foi citado no último sábado pelo Semanário Angolense, como tendo recebido de Abel Chivukuvuku um pedido de ajuda a sua candidatura ao cargo de presidente da UNITA. Na verdade e segundo <KK>, houve de facto uma conversa entre ambos, falou-se da candidatura de Abel Chivukuvuku à presidência da UNITA , do papel da comunicação social do estado, mas de acordo com o porta-voz do MPLA, não se falou do patrocínio do partido no poder às intenções de Abel Chivukuvuku.

<O deputado Abel Chivukuvuku falou comigo aquando da apresentação de cumprimentos de fim de ano ao presidente da AN, apenas para me informar que tinha acabado de dar uma entrevista à Voz da América durante a qual tinha anunciado a sua candidatura à presidência da UNITA. Segundo ele, na mesma entrevista teria feito um ataque à minha por causa dos órgãos de comunicação social, insinuação que desvalorizei. Eu acho também que não fui a única pessoa a quem dele disse que se tinha candidatado. Falou com muito mais pessoas.>

Se por um lado <Kwata Kanawa> se demarca do que diz o jornal, por outro, também não aceita a ideia sugerida pelo deputado da UNITA segundo a qual a noticia veiculada pelo Semanário Angolense faz parte de uma campanha urdida pelo MPLA, acusação que o seu partido já ouviu de outras formações políticas.

<O MPLA não tem razões nem necessidade de se intrometer nos assuntos internos dos outros partidos. São problemas internos dos partidos que dizem apenas aos seus militantes. Ele disse-me que vai tratar do assunto com os órgãos judiciais, então que o faça. Ele próprio telefonou-me a dizer que já tinha desmentido a notícia, eu pensei que o assunto já estivesse arrumado.>

Norberto dos Santos tomou nota também do facto de Abel Chivukuvuku ter dito que conta com o apoio de alguns países, mas pelos vistos o MPLA não está preocupado. Entretanto a direcção do Semanário Angolense disse que só vai reagir na sua edição do próximo sábado.

XS
SM
MD
LG