Links de Acesso

Eliminação Da Discriminação Dos Sexos e o Aumento Do Poder Das Mulheres


A UNICEF indicou que a eliminação da discriminação dos sexos e o aumento do poder das mulheres terão um impacto significativo na sobrevivência e no bem estar das crianças.

Aquela agencia das Nações Unidas acaba de divulgar o relatório sobre o estado das Crianças no Mundo que coincidiu com o sexagésimo aniversário da agencia.

O relatório da UNICEF destaca que a igualdade dos sexos e o bem estar das crianças é interligada, tendo o autor do documento, David Anthony sublinha que a igualdade de sexos beneficia tanto as mulheres como as crianças.

‘Mulheres saudáveis, confiantes, educadas e com poder tendem a ter crianças saudáveis, educadas e com poder. Existem provas de que a educação da mãe, por exemplo, ou a influencia da mãe nas decisões do agregado familiar, relaciona-se com melhores índices de nutrição, acesso aos cuidados de saúde e índice de sobrevivência nas diferentes partidas do mundo.’

O estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa das Políticas Internacionais de Alimentação refere que no caso dos homens e das mulheres possuírem igualdade de influencia nas decisões, existiriam, no sudeste asiático mais de 13 milhões de crianças com menos problemas de nutrição.

Conclui igualmente que quase dois milhões de crianças na África sub saariana estariam adequadamente alimentadas.

O documento indica ter existido progresso, nas ultimas décadas do estatuto das mulheres, mas que as vidas de raparigas e mulheres continuam a ser objecto de discriminação e pobreza. Refere que as raparigas e as mulheres são desproporcionadamente afectadas pelo HIV/SIDA, em particular no sul da África, onde são duplamente susceptíveis de serem infectadas pelo HIV.

O relatório acentua que o baixo estatuto das mulheres no sudeste da Ásia está na base do infanticídio feminino, que provoca um desequilíbrio dramático na demografia da região.

A UNICEF adianta que as mulheres na maioria dos casos ganham menos por trabalho igual ao dos homens, e que milhões de mulheres no mundo são objecto de violência física e sexual, sendo reduzido o recurso judicial. Devido à discriminação as raparigas têm menos possibilidades de ir a escola.

Anthony afirma que a igualdade em varias áreas chave ainda estão muito longe de minimizar a discriminação contra as mulheres e promover os direitos da criança.

‘Igualdade no seio do agregado familiar, igualdade no local de trabalho, igualdade nas estruturas governamentais e nos sistemas políticos. E ainda igualdade nas decisões, constitui algo necessário. Ao não assumir estas decisões cruciais, no caso das mulheres serem mantidas fora de decisões cruciais, e senão tiverem influencia sobre esses aspectos das suas vidas e das suas crianças, será então muito difícil combater a discriminação dos sexos.’

A UNICEF refere que um maior envolvimento das mulheres na política terá um impacto positivo no bem estar das crianças, existindo crescente numero de provas de que tanto no mundo industrializado como nos países em desenvolvimento sugerindo que as mulheres na política constituem advogadas eficazes das causas das crianças.

XS
SM
MD
LG