Links de Acesso

Sucessor de Annan Prepara-se para Assumir Funções


O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Sul, Ban Ki-Moon, chegou a Nova Iorque para iniciar os preparativos para assumir o seu novo cargo de secretário-geral da ONU, substituindo Kofi Annan que completa dez anos naquelas funções no fim deste ano.

encontra-se no edifício da ONU desde quinta-feira, menos de 24 horas depois de ter chegado a Nova Iorque proveniente de Seul. A sua primeira visita foi feita ao gabinete da presidente da Assembleia Geral da ONU, Sheikha Haya Rashed Al Khalifa.

Ban conhece bem o gabinete da Assembleia Geral, pois trabalhou ali há vários anos como chefe de gabinete de um anterior presidente da Assembleia.

Depois do seu encontro, Ki-Moon disse à VOA que tem muito trabalho à sua frente, enquanto se prepara para assumir o cargo de secretário-geral:

“ A minha missão, o meu plano nesta altura é assumir a transição até ao fim de Dezembro. Vou reunir-me com o secretário-geral na próxima semana e com muitos embaixadores e também com representantes de diversas organizações. E foi ter reuniões informativas com muitos dos chefes de departamento da ONU para me familiarizar com as questões mais importantes”.

Ban disse que irá entrevistar também potenciais elementos para a sua equipa administrativa, incluindo candidatos ao cargo de secretário-geral adjunto: “Até ao fim do ano e até ao fim de Janeiro tenho, prioritariamente, que pensar nos planos para a minha agenda. E vou reunir-me com pessoas que tenho em mente ou que me foram recomendadas para certos cargos.”

Ban Ki-Moon foi eleito para um mandato de cinco anos no cargo de secretário-geral da ONU, por recomendação do Conselho de Segurança que o escolheu. Ban, tem 62 anos de idade, é um diplomata de carreira que será o oitavo secretário geral da ONU e o primeiro asiático a assumir aquele cargo desde que o birmanês U Thant, exerceu um mandato que terminou em 1971.

XS
SM
MD
LG