Links de Acesso

Demissão De Donald Rumsfeld


Um dia depois do partido democrático ter assumido o controlo da Câmara dos Representantes, nas eleições intercalares e de estarem na iminência de controlarem também o senado, cujo desfecho final dependerá da decisão final na contagem dos votos nos estado da Virgínia e de Montana, influentes legisladores democratas saudaram a decisão do presidente George Bush de aceitar o pedido de demissão do secretario da defesa Donald Rumsfeld.

Os congressistas democratas vinham de há muito exigindo a Casa Branca, a demissão de Rumsfeld, que acusam de erros graves na condução da ofensiva militar americana no Iraque, factor que acabou por ser determinante no desejo a mudança dos eleitores americanos.

À medida que a oposição à guerra no Iraque, conquistava cada vez mais aderência, alguns legisladores republicanos foram aliando a sua voz ao coro de vozes discordantes com o evoluir da situação no terreno militar.

A líder do partido democrático na Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi que vai se tornar na primeira mulher a ocupar o cargo de presidente daquela câmara baixa e que a partir de Janeiro próximo passará a ser controlada maioritariamente pelos democratas, foi a primeira a saudar a demissão de Donald Rumsfeld.

‘Penso que irá permitir um novo começo na busca de uma solução para o Iraque, em vez de se manter o status quo’.

O influente senador republicano pelo estado do Arizona e membro do comité das forças armadas do senado, John McCain, conhecido pelas suas duras criticas ao secretario da defesa Donald Rumsfeld, saudou a decisão do presidente George Bush de nomear o antigo director dos serviços secretos americanos, Robert Gates para a liderança do Pentágono.

‘Esta importante mudança oferece assim a administração e ao congresso uma oportunidade para examinar todos os aspectos da nossa estratégia e tácticas no Iraque e de realização de mudanças necessárias para que as operações no terreno militar tenham êxito’.

O presidente do comité das forças armadas, o senador republicano pelo estado de Virgínia, John Warner fez por seu lado, votos a uma rápida confirmação de Robert Gates, para o cargo, processo esse que terá, entretanto ainda que passar por audiências parlamentares agendadas para as próximas semanas.

A guerra no Iraque, particularmente o desacordo da maioria dos americanos a forma como tem sido conduzida pela actual administração americana, foi tema central nas eleições intercalares da ultima terça feira.

Para a líder dos democratas, Nancy Pelosi, o eleitorado americano acabou por enviar um claro sinal no sentido de mudanças a forma como a questão iraquiana vinha sendo conduzida.

‘Sabemos que seguindo o mesmo caminho, as coisas não funcionaram e não fizeram dos Estados Unidos um país mais seguro’.

O partido democrático conquistou uma clara maioria na Câmara dos Representantes, mas um eventual controlo do Senado, mesmo depois do candidato democrata pelo estado da Montana, John Tester ter-se declarado vencedor das eleições, face ao candidato republicano e actual senador por aquele estado, Conrad Burns naquele que e considerada uma das mais renhidas votações do ano, só poderá ser consumada com a vitoria dos democratas nos estados da Virgínia e Montana.

‘ Tempo de arregaçarmos as mangas e fazer algo, tornou-se absolutamente critico que mudemos de direcção neste país, dando mais poderes a classe media, as famílias trabalhadoras e aos pequenos empreendimentos’.

Para já se sabe que no estado da Montana onde o candidato democrata lidera a contagem dos votos, haverá uma recontagem dos votos, já que de acordo com a lei eleitoral estadual, em caso da margem de diferença de votos entre os candidatos for menos de um por cento, deve-se proceder à recontagem dos votos.

Uma possível recontagem poderá igualmente ocorrer no estado da Virgínia, o único estado onde por sinal ainda não foi declarado um candidato vencedor e do qual depende o apuramento do partido que devera passar a controlar o senado.

O candidato democrata e antigo secretario da marinha James Webb conserva uma ligeira vantagem em termos de votos, sobre o seu mais directo adversário político, o candidato republicano e actual senador por aquele estado, George Allen.

A contagem final dos votos deverá, entretanto consumir pelo menos uma semana, com o vencedor a ser proclamado ate 27 de Novembro próximo.

XS
SM
MD
LG