Links de Acesso

Saddan Hussein Condenado à Morte


Um tribunal iraquiano considerou Saddam Hussein culpado por crimes cometidos contra a Humanidade, condenando o antigo ditador à pena de morte por enforcamento. Depois de proferida a sentença, registaram-se celebrações e manifestações de protestos dispersas através de todo o país.

Visivelmente perturbado, Saddam Hussein gritou ªDeus é grande” e “Viva o Iraque”, no momento em que o juiz presidente proferia a sentença final.

O Supremo Tribunal Iraquiano condenou Saddam por ter ordenado a matança de 148 iraquianos da etnia xiita na aldeia de Dujail, a Norte de Bagdade, no ano de 1982.

Enquanto era retirado da sala do tribunal, Saddam desafiadoramente chamou traidor ao juiz e denunciando o que designou por ocupantes do Iraque.

O primeiro-ministro iraquiano, Nouri al Maliki, disse que a sentença proferida no domingo encerra um capítulo particularmente negro da história do seu país.Disse Maliki que a decisão do tribunal assinala também o início de uma nova era para o Iraque, uma era, disse ele, em que toda a gente é igual aos olhos da lei.

O embaixador americano em Bagdade tornou público um comunicado qualificando o veredicto um importante marco para o Iraque.

Os dois co-réus de Saddam, incluindo o seu meio irmão, Barzan Ibrahim al-Tikriti, e o antigo juiz do Tribunal Revolucionário, Awad Harned al-Bander, foram igualmente condenados à morte.

O antigo presidente Taha Yassin Ramadan recebeu uma sentença de prisão perpétua. Os outros três co-réus foram condenados a penas de 15 anos de cadeia tendo oito sido considerados inocentes.

Fogo de armas ligeiras disparado para o ar nas ruas de Bagdade assinalou festivamente a sentença de morte aplicada a Saddam Hussein, logo que esta foi anunciada. Na maior comunidade xiita de Bagdade, Sadr City, manifestantes rejubilaram e foram para a rua dançar.

O principal advogado de defesa, Khalil al-Dilaimi, disse que Saddam exortou o povo iraquiano a evitar quaisquer actos de vingança visando cidadãos dos países que participam na ocupação do Iraque. Saddam terá ainda dito aos iraquianos para rejeitarem a violência sectária.

Um recolher obrigatório rigoroso está ainda oficialmente a ser aplicado, não só na capital iraquiana como em duas províncias vizinhas para evitar actos de violência. Não obstante essas medidas, os órgãos de informação locais noticiaram várias manifestações de protesto em bairro da etnia sunita, no Norte de Bagdade.

E, na cidade natal de Saddam Hussein, Tikrit, cerca de dois mil apoiantes seus desafiaram o recolher obrigatório e organizaram uma manifestação de protesto.
XS
SM
MD
LG