Links de Acesso

EUA Confiantes de que a ONU Vai Aplicar Sanções Contra o Irão


Os EUA afirmam que o Conselho de Segurança da ONU irá aprovar uma resolução impondo sanções contra o Irão por este país se ter recusado a interromper o seu programa de enriquecimento de urânio e por se ter negado a regressar à mesa das conversações.

O porta-voz do Departamento de Estado, , reconhece que permanecem diferendos sobre questões importantes nas negociações para a redacção de uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre o programa nuclear iraniano.

Os cinco membros permanentes do conselho de segurança mais a Alemanha concordaram em debater possíveis sanções contra o Irão depois de Teerão ter ignorado o prazo limite de 31 de Agosto para pôr termo às suas actividades de enriquecimento de urânio, um passo importante no sentido da fabricação de armas nucleares. McCormack afirmou estar convencido de que as sanções serão aprovadas: ”No termo desta jornada teremos uma resolução. Estamos confiantes em que teremos uma resolução que faça aquilo que ficou previsto na anterior resolução. Ou seja, impôr sanções ao Irão por não ter cumprido com o estabelecido. Esta resolução constituirá uma clara mensagem para o Irão de que tem que mudar de comportamento.”

A proposta de resolução prevê a proibição da transferência de tecnologia nuclear e de mísseis para o Irão assim como o corte de financiamento para aquisição de equipamentos. Entidades oficiais russas expressaram a sua preocupação a propósito da aplicação de sanções contra o Irão. A Rússia está actualmente a construir a central nuclear iraniana de Bushehr, um contrato de centenas de milhões de dólares. Os Estados Unidos desde há muito que se opõem à construção daquelas instalações, alegando que as mesmas podem servir para produzir material capaz de ser usado em armas nucleares. No entanto, McCormack afirma que não acredita que os desacordos acerca daquela central nuclear possam impedir a aprovação da resolução para aplicar sanções ao Irão: ”Trata-se de uma questão para os russos, essa questão de Bushehr. A construção prossegue já há algum tempo. No contexto do debate da resolução do Conselho de Segurança acreditamos que não constituirá um obstáculo para a aprovação de uma resolução”.

No início do ano as principais potências mundiais ofereceram ao Irão um pacote de incentivos políticos e económicos para que Teerão pusesse termo ao enriquecimento de urânio e voltasse às mesa das negociações sobre o seu programa nuclear. O Irão tem manifestado abertura em relação a essa questão,mas recusou-se a suspender o enriquecimento alegando que tal constituiria um atropelo à sua soberania. McCormack afirma que a comunidade internacional continuará a pressionar o governo iraniano: ”Esperamos que o próximo passo permita que o regime iraniano possa ver claramente que há uma frente internacional unida. As pressões internacionais vão aumentar. Esperamos que eles percebam que devem optar pela via da negociação.”

O Irão afirma que o programa de enriquecimento de urânio tem fins meramente pacíficos tais como a produção de energia eléctrica. Contudo, os Estados Unidos alegam que o Irão está a usar o programa com a finalidade de fabricar armas nucleares.
XS
SM
MD
LG