Links de Acesso

EUA: Eleitores Muçulmanos Mais Integrados na Vida Política


Uma recente sondagem aqui nos Estados Unidos indica que os eleitores muçulmanos estão a ficar mais integrados na sociedade americana e mais envolvidos na vida política do país. O Conselho para as Relações Americano-Isâmicas, baseado aqui em Washington, publicou recentemente uma sondagem com um universo de mil eleitores muçulmanos, isso a duas semanas das eleições legislativas americanas. Quarenta e dois por cento dos inquiridos identificaram-se como membros do Partido Democrático, 17% como republicanos e 28% como independentes.

Os eleitores muçulmanos americanos consideraram a educação e as liberdades cívicas como as questões domésticas mais importantes. No plano internacional referiram que o conflito israelo-árabe e as guerras no Iraque e no Afeganistão são as suas principais preocupações. Mais de 80% dos inquiridos afirmaram que ataques terroristas prejudicam os muçulmanos americanos. Mohamed Nimer o director daquele centro de estudos afirmou que mais de metade dos entrevistados afirmaram que a guerra contra o terrorismo se transformou numa guerra contra o Islão e cerca de 90% manifestaram a sua oposição à guerra no Iraque: Quando lhes perguntamos se a guerra no Iraque tinha valido a pena para a América , apenas 12% concordaram. Isso reflecte portanto uma tremenda oposição às políticas da administração Bush.”

O Conselho para as Relações Americano-Islâmicas salientou que os muçulmanos que foram inquiridos nesta sondagem eram bastante diversos em matéria religiosa. Apenas 31% deles vão à mesquita semanalmente e 27% nunca lá vão. Muitos desses eleitores definiram-se como sendo ”apenas muçulmanos”, evitando designações tais como sunitas ou chiitas. Oitenta e cinco por cento dos participantes nesta sondagem afirmaram que os muçulmanos devem dar mais ênfase aos valores que partilham com os cristãos e os judeus. De referir que 89% das pessoas inquiridas vão normalmente às urnas votar.

O director daquela organização, Nihad Awad, afirma que apesar de muitos muçulmanos americanos se terem sentido alienados na sequência dos ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001, esse sentimento parece estar a mudar: ” A comunidade muçulmana está a voltar a envolver-se politicamente apesar do que aconteceu nos últimos cinco anos. Os direitos cívicos foram alvo de erosão, organizações humanitárias foram encerradas, e assiste-se a um clima de medo no seio da comunidade. Os resultados que apurámos revelam que está a assistir-se ao seu regresso através do envolvimento político e não através do isolamento passivo: ”Awad afirma que muitos muçulmanos americanos estão a acompanhar com muita atenção a campanha eleitoral para o quinto distrito eleitoral do Estado de Minnesota. É que, a ser eleito tal como indicam as sondagens, Keith Ellison, poderá transformar-se no primeiro muçulmano a sentar-se no Congresso americano.

XS
SM
MD
LG