Links de Acesso

Coreia do Norte:Senadores Democratas e Republicanos Exortam Bush  Negociar


Influentes senadores americanos de ambos os partidos com assento no Congresso apelaram à administração Bush para manter conversações directas com a Coreia do Norte, na sequência do isolamento daquele país asiático devido à experiência nuclear que realizou no início deste mês.

O recente teste nuclear levado a cabo pela Coreia do Norte serviu de uma chamada de atenção para os congressistas americanos que têm vindo a exortar o governo de Washington a negociar directamente com a Coreia do Norte a crise nuclear.

A Administração Bush recusou-se a negociar directamente com o governo de Pyongyang, à margem das conversações a seis, afirmando que a Coreia do Norte ludibriou anteriores conversações bilaterais com Washington. O processo negocial envolvendo seis países, inclui a Coreia do Norte, a China, a Coreia do Sul, o Japão, a Rússia e os EUA e começou em 2003,mas o processo tem estado numa situação de impasse há mais de um ano devido a um boicote por parte de Pyongyang.

O senador democrata Jack Reed, que tem sido uma das vozes que tem abordado a questão no Congresso, disse que conversações directas são particularmente urgentes devidos às recentes acções da Coreia do Norte: “Bem, esta administração Bush durante os ùltimos anos, primeiro nada fez quando os norte-coreanos retiraram o plutónio do controlo dos inspectores internacionais e começaram a tentar criar armas nucleares. Esta administração tem visto viu um lançamento de um míssil no dia 4 de Julho. E viram agora a detonação de um engenho nuclear.”

As declarações do senador Reed foram feitas durante uma entrevista à rede de TV “CNN”: “Para mim, a questão do formato das negociações é menos importante do que a negociação em si ou tentar negociar, mas tentar negociar directamente com os norte-coreanos.”

Também numa entrevista à “CNN”, o senador republicano Arlen Specter disse acreditar haver boas razões para os EUA seguirem as duas vias negociais: “As conversações multilaterais são essenciais, se quisermos ter sanções que sejam eficazes. E fiquei encorajado pelo facto da China estar a adoptar agora uma linguagem mais dura quanto à aplicação das sanções da ONU. Por isso, no meu ponto de vista, penso que conversações têm que ser multilaterais.”

Mas o senador Specter apontou a decisão de Ronald Reagan de avançar com as conversações com a antiga União Soviética, depois de a ter declarado o “Império do Mal”, nos anos 80, como um exemplo da necessidade de negociar com potenciais inimigos, incluindo a Coreia do Norte e o Irão: “Temos o Irão que quer fazer parte do clube nuclear. A Coreia do Norte quer bater no peito. Vamos falar com eles. A questão é suficientemente grave com a Coreia do Norte, com o facto de eles terem armas nucleares ou capacidade para as lançar e acho que deveríamos usar todas as alternativas, incluindo conversações bilaterais directas.”

A Secretária de Estado Condoleezza Rice acaba de efectuar uma digressão pela região, incluindo escalas em Tóquio, Seoul, Pequim e Moscovo. Rice visou encontrar apoio para as recentemente aprovadas sanções da ONU contra a Coreia do Norte e advertir Pyongyang para não efectuar mais experiências nucleares.

XS
SM
MD
LG