Links de Acesso

Bush Adverte a Coreia do Norte para Sérias Consequências


O presidente GW Bush afirma que haverá graves consequências para a Coreia do Norte se esta tentar exportar armas nucleares. Entretanto, os EUA e o Japão anunciaram que vão cooperar no sentido de aplicar as sanções da ONU contra a Coreia do Norte.

O presidente Bush afirma que irá usar de todos os meio necessários para responsabilizar a Coreia do Norte por tentativas para a transferência de armas nucleares:“Se recebermos informações secretas de que eles estão prestes a transferir uma arma nuclear, iremos travar essa transferência. Iremos ocupar-nos dos navios ou com os aviões transportem aquele material para onde quer que seja.”

Numa entrevista dada à rede de televisão americana ABC, o presidente Bush disse que o líder norte-coreano, Kim Jung Il, deve compreender que os EUA falam a sério no que toca a evitar que Pyongyang partilhe tecnologia nuclear”: “Quero que o líder da Coreia do Norte compreenda que será responsabilizado, da mesma forma que foi agora por ter feito uma experiência nuclear”.

O teste nuclear da semana passada levado a cabo pela Coreia do Norte levou à aplicação de sanções por parte da ONU. A Rússia e a China tinham anteriormente resistido a esta iniciativa. Questionado sobre se a China estaria agora totalmente empenhada em pôr em prática estas sanções, Bush disse estar confiante de que Pequim partilha o objectivo de uma península coreana desnuclearizada: “Eles não estão particularmente interessados em interceptar navios mas, por outro lado, se houver boas informações secretas, eles irão cooperar connosco no que toca a essas informações. E a China está a inspeccionar carga que está a passar através das suas fronteiras.”

O presidente Bush afirma não saber se estas sanções irão resultar, mas adianta saber que a comunidade internacional deve tentar.

A experiência nuclear da Coreia do Norte transformou-se num dos temas das próximas eleições intercalares que vão ter lugar no dia 7 de Novembro.

Alguns candidatos republicanos dizem que o antigo presidente Bill Clinton, um democrata, não fez face aquela ameaça, ao concordar com as iniciativas económicas de 1994 em troca de uma promessa de parar o seu programa de armas nucleares por parte da Coreia do Norte e que Pyongyang não cumpriu.

Por seu lado, os democratas, na oposição, afirmam que os avanços nucleares da Coreia do Norte mostram que o presidente Bush prestou demasiada atenção à guerra no Iraque e pouca à situação na Coreia do Norte e no Irão.

Uma sondagem à opinião pública, levada a cabo pela rede de televisão CNN, concluiu que 72 por cento dos americanos estão em crer que a guerra no Iraque torna mais difícil para os EUA fazer face ao que se está a passar na Coreia do Norte.

A Secretária de Estado Condoleezza Rice encontra-se na região para consultas com os aliados.

Rice disse que Washington não está a tentar escalar a crise e considera que o Conselho de Segurança actuou resolutamente e com firmeza para dizer que o teste nuclear da Coreia do Norte foi uma acção inaceitável.

A Coreia do Norte afirma que as sanções da ONU constituem uma declaração de guerra.

XS
SM
MD
LG