Links de Acesso

Criação de Comando Militar Americano para África em Fase Final


Funcionários superiores do Pentágono estão na fase final da elaboração de uma proposta que visa a criação de um Comando Africano no âmbito das Forças Armadas americanas.

Esse plano irá ser apresentado ao Secretário da Defesa, Donald Rumsfeld, até ao fim de Outubro.

Um oficial que trabalha para o topo da hierarquia militar afirma que um grupo de planeamento político está a finalizar uma proposta que vai ser enviada, através da cadeia de comando para o Secretário Rumsfeld e, se ele o aprovar, o documento segue para a apreciação por parte do presidente George W. Bush. A questão não está ainda decidida, e aquele grupo de trabalho tem como data limite para a sua finalização o fim do mês de Outubro. Outro oficial ouvido pela VOA adiantou que a ideia está a avançar rapidamente. Afirmando que o Comando Africano “está a transformar-se numa realidade”.

Funcionários do Pentágono adiantam que o grupo de política está a trabalhar no que qualificam de uma proposta histórica desenvolvida a pedido de Donald Rumsfeld, por oficiais sénior do Comando Europeu, do Comando do Pacífico e do Comando Central e entregue no Pentágono há duas semanas.

Aqueles três comandos partilham neste momento a responsabilidade pela actividade militar dos EUA em África. Um oficial do Comando Europeu, que lidera os esforços e que tem responsabilidade pela maior parte do continente, afirma que nações africanas foram consultadas acerca da ideia de se estabelecer um Comando Africano, tendo-se manifestado grande apoio à ideia. As embaixadas americanas no continente africano foram igualmente consultadas.

O Secretário Rumsfeld expressou apoio pela ideia de criar um Comando Africano durante um debate aberto em que participaram, na passada sexta-feira, os funcionários do Pentágono: “Eu e Pete apoiamos bastante a ideia e temos vindo a pressionar, durante os últimos seis meses, e a tentar com que os sistemas definam os detalhes sobre como exactamente o projecto será executado”.

Quando o Secretário Rumsfeld diz “Pete”, refere-se ao general dos “marines” Peter Pace, actual comandante chefe das Forças Armadas americanas.

O general Pace deu também o seu apoio à ideia da criação de um Comando Africano, afirmando que os líderes terroristas expressaram a sua visão de controlar grande parte do mundo e que o foco na segurança africana deverá ser parte da resposta dos EUA. Disse Pace: “Eles queres restabelecer o califado de Espanha, através da Europa, África, através da Ásia, até à Indonésia. Eles disseram-no muito claramente. O desafio está lançado e o Comando de África, na minha opinião, é a forma correcta de fazer face a parte do problema”.

O general Pace indicou também que parte do actual processo é decidir se se vai estabelecer um comando combatente independente para África ou se se irá criar um subcomando, provavelmente sob os auspícios do Comando Europeu.

Os cinco comandos regionais existentes são, por lei, os braços armados das Forças Armadas americanas, com a cadeia de comando directamente sob a dependência directa do Secretário da Defesa e do presidente. Mas, estão igualmente vocacionados para outras tarefas, como as de carácter humanitário e do treino de militares estrangeiros.

A actividade militar americana em África envolve, sobretudo, treino e parcerias, bem como a observação de movimentações potenciais por parte de grupos terroristas que estabeleçam bases no continente ou que mantenha relações com grupos descontentes naquela região do globo.
XS
SM
MD
LG