Links de Acesso

A Explosão Matou Pelo Menos 18 Pessoas


Funcionários disseram que o maior ataque ocorreu hoje de manhã no complexo governamental na província meridional afegã de Helmand.

O porta-voz do Ministério do Interior, Zamarai Bashary, informou que a policia aparentemente conseguiu parar o bombista fora do complexo durante um controlo de segurança de rotina.

“Este atentado bombista suicida aconteceu quando forças policiais inspeccionavam pessoas e o indivíduo que tinha explosivos atados ao seu corpo fez-se explodir de repente.”

O porta-voz acrescentou que a explosão matou pelo menos 18 pessoas, incluindo policias e civis.

Esta é a primeira semana do mês sagrado muçulmano do Ramadão e entre os mortos contavam-se alguns peregrinos locais que iniciavam a sua viagem à cidade santa muçulmana de Meca, na Arábia Saudita.

Funcionários disseram que o governador provincial Mohammed Daoud Safi se encontrava no interior do edifício e escapou ileso.

Helmand é parte do tradicional bastião do Taleban no sul do Afeganistão. Apesar de uma grande contra-ofensiva lançada por forças da NATO no mês passado, funcionários locais indicaram que os rebeldes continuam a ter uma presença poderosa através da região.

Mas os seus ataques não se limitam apenas ao sul. Uma coluna da NATO foi atacada nos arredores de Cabul, também hoje, matando um soldado italiano e uma criança afegã.

O porta-voz da NATO, major Luke Knittig, informou que um engenho explosivo improvisado atingiu o veiculo um pouco antes das oito horas da manhã de hoje.

“A explosão matou um soldado e uma criança e feriu varias outras pessoas. Evacuamos por ar e terra esses feridos para receberem tratamento e a nossa missão prosseguiu apesar do triste inicio do dia”.

A Aliança Atlântica tem presentemente no Afeganistão cerca de 20 mil soldados. Contudo, oficiais da NATO disseram que poderão ser necessários reforços para ajudar a derrotar o ressurgimento da ameaça Taleban.

O presidente afegão Hamid Karzai tem também estado a pressionar por um maior apoio internacional em consequência do aumento da violência. Karzai encontra-se presentemente nos Estados Unidos para uma série de encontros com dirigentes americanos, incluindo o presidente George W. Bush.

Está previsto para quarta-feira na Casa Branca um encontro conjunto entre Bush, Karzai e o presidente paquistanês Pervez Musharraf.

Falando nas Nações Unidas na semana passada, Hamid Karzai disse que o Taleban não será derrotado no interior do Afeganistão até que os seus santuários no exterior sejam eliminados. Funcionários afegãos e americanos dizem que os rebeldes Taleban utilizam bases no Paquistão para desencadearem os seus ataques.

XS
SM
MD
LG