Links de Acesso

União Europeia Ajuda a Combater Gripe das Aves na Nigéria


A União Europeia está a fornecer perto de 700 mil dólares à FAO para acompanhar casos da gripe das aves na Nigéria. Este programa ajuda a erradicar aquela doença do mais populoso país de África.

Aquele projecto, de seis meses de duração, inclui um amplo estudo sobre a incidência, alastramento e impacto da gripe das aves na Nigéria, para tentar erradicar a doença do país. Mais de 200 elementos de equipas sanitárias percorrerão a Nigéria procurando casos de gripe das aves.

O vírus H5N1 foi detectado pela primeira vez em galinhas no Estado de Kaduna, em Janeiro passado, alastrando rapidamente a 14 dos 36 Estados nigerianos afectando igualmente a capital. As autoridades nigerianas afirmam que o surto já foi controlado, mas, peritos internacionais dizem que continua por conhecer a verdadeira dimensão do problema. O representante na Nigéria do Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, Hélder Muteia, afirma que uma vigilância activa ajudará a esclarecer a verdadeira dimensão do surto de gripe das aves na Nigéria. Diz ele:”Foram registados casos de gripe das aves em 14 Estados assim como na capital, Abuja. No entanto, ninguém conhece o verdadeiro impacto da doença na Nigéria. Sabemos que cerca de 40 governos locais foram afectados.”

A Nigéria, foi o primeiro país africano onde se registou a presença do virus H5N1 não se registando contudo até agora casos humanos da gripe das aves. Contudo tal como refere Helder Muteia , teme-se que a presença prolongada do vírus na Nigéria possa aumentar o risco de infecção do ser humano: ”Em África temos que ser muito cuidadosos devido à proximidade entre as aves e os seres humanos , especialmente nas zonas rurais onde os animais muitas vezes coabitam com as pessoas. Trata-se de uma situação muito perigosa e é por isso que temos que encarar com seriedade a situação na Nigéria.”

De salientar que o vírus H5N1 pode infectar pessoas que tenham estado em contacto muito próximo com aves doentes. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 247 pessoas através do Mundo contraíram a gripe das aves desde 2003 e pelo menos 144 delas morreram em consequência da doença.

XS
SM
MD
LG