Links de Acesso

ONU ultima preparativos para o envio de capacetes azuis para Darfur


Na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque continuam em curso os preparativos para o envio dos capacetes azuis da ONU para Darfur, isto apesar da continua rejeição da ideia, por parte das autoridades sudanesas.

A chefe das operações de manutenção de paz da ONU, revelou que aquela organização internacional esta pronta a despachar as forcas em questão para aquela região sudanesa, apesar de ser necessário e para o efeito, a previa autorização de Cartum.

Jane Holl Lute, secretaria geral assistente da ONU, para as operações de manutenção de paz, disse que o seu departamento ultima de momento os preparativos para o envio dos capacetes azuis para Darfur, em substituição da actual missão de paz da União Africana, cujo mandato expira no fim do mês em curso.

Referindo-se as objecções do governo sudanes a presença de uma força de manutenção de paz sob o mandato da ONU, Jane Lute reconheceu os obstáculos que a ONU faria frente se tivesse que enviar os capacetes azuis sem o prévio consentimento de Cartum, já que teoricamente e citamos “as condições políticas para o efeito, não estão totalmente reunidas.”

Mas para aquela alta funcionaria da ONU, “existem, entretanto circunstancias em que os capacetes azuis foram enviados, apesar das objecções de um dos beligerantes. Portanto essa não será a condição para o sucesso da missão”.

Lute reafirmou ainda que apesar das incertezas que rodeiam o processo, o seu departamento já vinha se preparando para essa possibilidade mesmo antes da aprovação da resolução do Conselho de Segurança da ONU, que autoriza o envio das forças de paz para Darfur.

No que tange ao numero de tropas que integrarão futura missão da ONU para Darfur, Jane Lute disse não precisou limitando-se, todavia a adiantar que a mesma deverá incluir parte dos sete mil capacetes azuis da União Africana já naquela região do Sudão.

Enquanto isso, o presidente do Sudão, Omar Bashir reúne-se hoje em Nova Iorque e a margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, com funcionários da União Africana, para analisar a possibilidade de extensão do actual mandato das forças daquela organização continental, em Darfur.

XS
SM
MD
LG