Links de Acesso

Ataque à Granada Contra um Bar em Bumjubura


No Burundi, dezenas de pessoas ficaram feridas quando um grupo de desconhecidos arremessou granadas para dentro de um bar cheio de gente na capital, Bujumbura.

O administrador local, Richard Nimubona, descreve o incidente que ocorreu no domingo no bar “La Grande Etoile”.

Nimubona afirma que testemunhas disseram aos investigadores da polícia que pessoas, que se faziam transportar numa carrinha, aproximou-se do bar em causa e que os seus ocupantes lançaram sete granadas para dentro do estabelecimento, onde se encontravam no momento 36 clientes.

Este incidente é o quinto do género desde Julho, visando pessoas reunidas em lugares públicos. A polícia diz ignorar que estará por detrás destes ataques.

No início deste ano, o governo do Burundi citou uma tentativa de golpe de Estado, o que levou algumas organizações internacionais a expressarem preocupação pela situação de segurança no Burundi.

Alexis Sinduhije, director da Rádio Pública de Bujumbura, disse à VOA que o ataque de domingo, bem como os incidentes anteriores, tiveram um grande impacto nas vidas de muita gente no Burundi: “As pessoas não saem à rua com a frequência com que faziam. Eu próprio não vou a bares para me reunir com os amigos, organizo esses encontros em casa”.

O Burundi debate-se com o fim da guerra civil que começou em 1993 e que resultou na morte de 300 mil pessoas.

Conversações entre o governo e o que resta do grupo rebelde Forças de Libertação Nacional estão marcadas para ter lugar esta semana na Tanzânia.

XS
SM
MD
LG