Links de Acesso

Mascarenhas Monteiro Convidado para Representante de Annan em Dili


O antigo presidente de Cabo Verde, António Mascarenhas Monteiro foi convidado pelo Secretário Geral das Nações Unidas, para seu representante em Timor Leste.

A notícia de que António Mascarenhas Monteiro teria sido sondado por Koffi Annan para assumir as funções de representante especial do secretário-geral da ONU para Timor Leste foi revelada em primeira mão pelo diário “The Australian”, de Camberra.

De acordo com o jornal australiano, a confirmar-se a substituição do actual chefe da Missão das Nações Unidas para Timor Leste, a UNMIT, o japonês Sukehiro Hasegawa, o antigo chefe de Estado de Cabo Verde posiciona-se à partida como o candidato preferido por Annan para a coordenação das actividades da ONU naquele país.

A este propósito, a VOA conseguiu apurar que Mascarenhas Monteiro teria já sido inclusive contactado pelo secretário-geral das Nações Unidas.

António Mascarenhas Monteiro foi o primeiro presidente eleito através de eleições multipartirias em Cabo Verde, cargo que desempenhou em dois mandatos de 1991 a 2001.

Saliente-se que, na sua mais recente resolução sobre Timor Leste, o Conselho de Segurança para alem de aprovar a extensão da actual missão da ONU em Dili, por mais seis meses, delibera que a mesma passe a ser assumida por um representante especial do secretário-geral da ONU, com responsabilidades pela coordenação de todas operações da ONU naquele país.

XS
SM
MD
LG