Links de Acesso

Emigração Ilegal Africana Leva Governante Espanhol a Cabo Verde


A aventura da emigração ilegal africana para a Europa, teve no ultimo fim de semana, mais um desfecho trágico, com 87 corpos de imigrantes africanos a serem ontem recolhidos por pescadores no alto mar e por bombeiros nas praias da Mauritânia.

De acordo com as autoridades marítimas daquele pais africano, as vitimas faziam eventualmente parte de um grupo de mais de cento e cinquenta imigrantes oeste africanos a bordo de uma embarcação naufragada no fim de semana ultimo na costa da Mauritânia.

Sabe-se por outro lado que a embarcação teria partido do Senegal com destino arquipélago espanhol das Canárias. Entretanto, pelo menos 17 cidadãos africanos, teriam conseguido sobreviver ao naufrágio.

Os primeiros sinais de mais esta trágica aventura da emigração ilegal oeste africana para a Europa, foram detectadas no fim de semana ultimo, quando 17 cadáveres deram a costa da capital mauritana, Nuakuchot.

Ontem uma frágil embarcação com 27 imigrantes ilegais a bordo, entre eles três menores foi resgata ao largo de Fuerte Ventura, nas ilhas Canárias, conforme informaram os serviços de emergência da Espanha.

Pelo menos dois dos ocupantes da embarcação tiveram que ser transferidos de emergência para um hospital, devido ao estado de saúde.

Saliente-se que as Canárias receberam desde o início deste mês mais imigrantes ilegais africanos do que em todo o ano de 2005.

No quadro do reforço da aliança estratégica, em matéria de combate à imigração ilegal, que o chefe do Governo Regional das Canárias, Adan Martin realiza a partir de hoje uma visita relâmpago de dois dias a Cabo Verde.

Nas águas sob a jurisdição cabo-verdiana, encontra-se ha já algumas semanas, a corveta da marinha portuguesa “Baptista de Andrade”, que assume no quadro da iniciativa aero-naval da Agencia Europeia de Fronteiras, Frontex, a missão de vigilância, de combate à imigração ilegal, ao tráfico de drogas e a criminalidade organizada.

Por outro lado, Madrid tem se multiplicado em acções diplomáticas, com o propósito de sensibilizar as autoridades europeias, para a necessidade de mais meios serem destinados ao combate da imigração ilegal sub-saariano africana para a Europa.

Em Bruxelas a vice-presidente do governo espanhol, Maria Teresa de La Vega manteve ontem e a propósito, encontros com o presidente da comissão europeia, José Manuel Durao Barroso, e com vários outros responsáveis europeus ligados às áreas da segurança, justiça e fronteiras.

No fim das audiências, a governante de Espanha, alertou os seus parceiros europeus que para o sucesso, da missão de vigilância europeia no atlântico, Frontex será definitivamente necessário à duplicação dos meios aero navais postos à disposição da iniciativa.

XS
SM
MD
LG