Links de Acesso

Um Problema De Comunicação Interna


O ministério chinês da Saúde confirmou que exames médicos indicaram que um soldado de 24 anos hospitalizado em Novembro de 2003 foi o primeiro caso humano conhecido de gripe aviaria.

O soldado sofria de sintomas parecidos com uma pneumonia e era suspeito de ter contraído a doença respiratória SARS, mas testes deram um resultado negativo. Morreu poucos dias mais tarde num hospital militar.

A possibilidade de ter morrido por ter contraído o vírus da gripe aviaria conhecido por H5N1 veio ao de cima em Junho quando oito cientistas do hospital publicaram uma carta no New England Journal of Medicine.

Rou Wadia, porta-voz da Organização Mundial de Saúde na China disse não ser claro porque é que os cientistas falharam em seguir os regulamentos e reportarem imediatamente a descoberta do vírus da gripe aviaria ao Ministério da Saúde.

“Obviamente os cientistas militares envolvidos sabiam há algum tempo que se tratava do H5N1. Não sabemos exactamente quando, mas foi certamente há alguns meses atrás. Eles aparentemente não revelaram a descoberta ao Ministério da Saúde. Pelo que deve ter havido um problema de comunicação interna.”

Os hospitais militares da China têm uma historia de encobrirem doenças. Durante a erupção do SARS em 2003 forneceram deliberadamente um numero inferior de doentes com o SARS.

Essa cobertura embaraçou a China e contribuiu para o alastramento da doença algumas vezes fatal, que eventualmente matou cerca de 800 pessoas em todo o mundo.

Wadia afirmou que a vigilância e a cooperação da China no combate a doenças infecciosas melhorou desde então. Mas disse ser possível que para cada caso correctamente diagnosticado de gripe aviaria, poderá haver outros que não são descobertos e detectados devido a brechas no supercarregado sistema de saúde do país.

“Isso não é surpreendente num lugar como a China onde os sistemas de saúde são inconsistentes. São fortes nalgumas áreas e fracos noutras. Em algumas áreas até nem sequer existem”.

O porta-voz da OMS na China afirmou ser possível que outros casos de infecções de gripe aviaria anteriores a 2005 venham a ser descobertos se forem examinadas mais amostras.

A confirmação faz elevar para 20 o numero total de casos confirmados de gripe aviaria em humanos na China, onde mais de metade deles foram fatais.

A doença afecta primeiramente as aves, mas mais de 200 pessoas contraíram a doença em todo o mundo – quase todos por contacto com aves doentes. Cientistas receiam que o vírus possa sofrer uma mutação e espalhar-se facilmente entre os humanos, podendo causar milhões de mortos. Peritos em gripe aviaria afirmaram ser essencial identificar todos os casos humanos para ajudar a seguir a doença e possíveis mudanças do vírus.

XS
SM
MD
LG