Links de Acesso

Ajuda ao Desenvolvimento Internacional


O Banco Mundial aprovou um donativo no quadro da ajuda ao desenvolvimento internacional orçado em 15 milhões de dólares e destinada ao financiamento de um projecto multi sectorial de reabilitação das infra-estruturas na Guine Bissau.

O montante vai entre outras componentes, permitir a recuperação dos centros de produção e a rede de distribuição de energia e agua do país, aperfeiçoar a capacidade da administração das empresas do sector, através de um programa de assistência técnica que abrangera áreas tais como as finanças, os transportes, a logística, isto a par da reabilitação das principais redes viárias e estradas do país, particularmente nos centros urbanos, nomeadamente a capital Bissau.

O Banco Mundial espera que da implementação do projecto em questão, o sector energético do país, sobretudo na capital Bissau, venha a experimentar melhorias significativas, na produção, gestão e distribuição de electricidade.

O projecto contempla ainda uma unidade piloto de produção de energia com base em fontes de energia renovável, para alem de contemplar o financiamento da fase preparatória de uma estratégia energética a médio e longo prazo para aquele país africano.

Para já se sabe que a reabilitação da rede de distribuição de agua, vai a luz do projecto, contribuir para a redução das perdas detectadas na distribuição da agua potável, facto que permitira ao país recuperar nesse sector, a performance dos outros tempos, nomeadamente no aumento do leque de habitantes da capital Bissau, com acesso a agua canalizada e num regime que se prevê de permanente distribuição 24 horas ao dia.

No domínio da rede viária, o projecto multi-sectorial de reabilitação das infra-estruturas prevê a reparação entre 20 a 30 quilómetros das principais estradas do pais, sobretudo as da capital Bissau, em avançado estado de degradação.

XS
SM
MD
LG