Links de Acesso

Votação Dividida em Grupos Geográficos


A votação foi dividida em cinco grupos geográficos, com 13 lugares para a África e a Ásia, oito para a América Latina e Caraíbas, sete para a Europa Ocidental e América do Norte e seis para a Europa do Leste.

Apenas três países da Europa do Leste – Republica Checa, Polónia e Federação Russa – foram capazes de obter os 96 votos requeridos para serem escolhidos. A votação vai recomeçar mais tarde para os restantes quatro membros.

Os Estados Unidos não se candidataram a um lugar no novo Conselho de Direitos Humanos e votaram contra a resolução que o criou, objectando a presença de países onde os direitos humanos são abusados. Os Estados Unidos defenderam também mecanismos mais efectivos para conter os abusos.

Ken Roth, que dirige o maior grupo que monitoriza os direitos humanos nos Estados Unidos, a Human Rights Watch, disse que apesar das deficiências, o novo órgão e uma melhoria em relação ao seu antecessor, a Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas, particularmente uma vez que alguns dos mais notórios países abusadores dos direitos humanos – Birmânia, Bielorússia, Coreia do Norte, Sudão e Zimbabwe – não se candidataram a lugares.

“A boas noticias são de que dois dos menos merecidos governos não foram eleitos: tanto a Venezuela como o Irão não conseguiram a entrada. Um passo na direcção certa. Obviamente, que há uma série de governos que conseguiram ser eleitos e que preferíamos nos os ver lá: China, Rússia, Arábia Saudita e Cuba. Mas isso era quase inevitável. Penso que a coisa importante é que fizemos progressos reais. Governos que tem uma historia de tentar minar a protecção dos direitos humanos através da sua presença na velha Comissão estão agora significativamente reduzidos a uma minoria no novo Conselho”.

Os restantes quatro membros a serem escolhidos sairão de um grupo formado pelo Azerbaijão, Hungria, Lituânia, Roménia, Eslovénia e Ucrânia. Depois haverá ainda um sorteio para determinar quais os membros que servirão mandatos de um ano, dois anos ou três anos.

O Novo Conselho de Direitos Humanos da ONU reúne-se pela primeira vez na cidade suíça de Genebra no próximo dia 19 de Junho.

XS
SM
MD
LG