Links de Acesso

Acelerar Envio de Tropas


A secretaria de Estado Condoleezza Rice vai hoje, terça feira, ao Conselho de Segurança como parte dos esforços dos estados Unidos para acelerar o envio de tropas de manutenção da paz das Nações Unidas para a região sudanesa de Darfur.

Uma serie de ministros e altos funcionários vão estar presentes na reunião incluindo os ministros dos Negócios Estrangeiros dos restantes quatro países membros permanentes do Conselho de Segurança.

Diplomatas dos Estados Unidos fizeram circular na segunda-feira uma proposta de resolução, pouco depois do presidente Bush ter apelado ao Sudão para autorizar a presença de “capacetes azuis” em Darfur.

A medida prolonga o mandato da força da ONU já a operar no sul do Sudão para dar apoio à sitiada força da União Africana em Darfur. A medida apela também ao governo de Cartum para levantar as restrições de viagem a militares da ONU e da NATO que não tem conseguido autorização para se deslocarem a Darfur.

O embaixador dos Estados Unidos na ONU, John Bolton, afirmou que a transição do controlo para os “capacetes azuis” e um “passo critico” para implementar o acordo de paz assinado na semana passada em Abuja, na Nigéria. Bolton classificou o projecto de resolução como um esforço para acelerar o processo.

“Basicamente faz acelerar o planeamento e a assistência tanto para a transição para a força de manutenção da paz da ONU em Darfur, assim como reforça a força da União Africana que lá se encontra”.

Antes do acordo de Abuja, o Sudão tinha-se oposto ao plano para criar uma força das Nações Unidas em Darfur, afirmando que considerava a colocação da força como uma invasão do seu território.

O acordo de Abuja levantou esperanças de que o governo do Sudão possa considerar um aceleramento da instalação das tropas da ONU em Darfur. Planeadores da ONU estão a discutir o envio de 20 mil soldados para tomarem em mãos a missão da União Africana, cuja força não chega a metade daquele numero.

Mas o embaixador britânico junto das Nações Unidas, Emyr Jones-Parry, advertiu segunda-feira para não se esperar que as Nações Unidas cheguem a Darfur antes do final do ano, no mínimo. Acrescentou que entretanto o melhor que se pode fazer e aumentar a ajuda humanitária.

“O objectivo deve ser claro. O melhor a fazer em Darfur nos tempos mais próximos é termos acesso em termos de auxilio humanitário e não esperar até que a missão da ONU chegue ao terreno”.

O presidente Bush pediu segunda-feira ao Congresso para aprovar uma ajuda humanitária adicional para Darfur no montante de 225 milhões de dólares. Bush pediu também a outros países doadores para reforçarem as suas contribuições para os esforços de ajuda e reconstrução em Darfur.

Os Estados Unidos forneceram já mais de mil milhões de dólares de assistência humanitária e tem sido um grande apoiante financeiro da força de manutenção de paz da União Africana em Darfur.

XS
SM
MD
LG