Links de Acesso

Jan Egeland Já se Encontra em Darfur


O coordenador dos programas de Assistência Humanitária das Nações Unidas, Jan Egeland, encontra-se na região sudanesa de Darfur para avaliar a situação em que se encontram os milhões de deslocados, vítimas da violência e vulneráveis a situações de carência.

A viagem daquele alto funcionário da ONU segue-se ao acordo assinado, na sexta feira última, pelas duas facções dos rebeldes do Exército de Libertação Sudanês e pelo governo de Cartum, que põe fim a três anos de combates naquela região do Sudão.

Egeland tem planos para visitar as áreas controladas pelos rebeldes e manterá, igualmente, contactos com as autoridades de Cartum.

A agência de notícias Reuters citou Jan Egeland como tendo dito que as organizações humanitárias continuam a fazer face a grandes dificuldades de acesso a Darfur, apesar do acordo de paz prever facilidades de circulação na região.

Aquele destacado funcionário da ONU apelou, por outro lado, a mais ajuda internacional ao Sudão.

As Nações Unidas alertaram, recentemente, que a falta de fundos poderia forçar a eventuais cortes das rações alimentares distribuídas aos mais de seis milhões de deslocados do Sudão.

XS
SM
MD
LG