Links de Acesso

Rumsfeld Admite Possível Redução de Tropas no Iraque


O Secretário americano da Defesa, Donald Rumsfeld, disse esperar que os EUA sejam capazes de reduzir a presença militar americana no Iraque, logo que o novo governo assuma funções.

Altas entidades da administração Bush estão a ser questionadas quase diariamente acerca de uma possível redução da presença militar americana no Iraque.

Recentemente, o comandante das forças americanas no Iraque, o general George Casey, afirmou que faria uma recomendação nesse sentido dentro em breve. Ontem, durante um encontro com o presidente da Comissão do Senado para as Forças Armadas, o senador e a Secretária de Estado Condoleezza Rice, o Secretário da Defesa Donald Rumsfeld afirmou que não esperava, para já, uma recomendação nesse sentido ,mas, salientou que poderá já não faltar muito. Disse Rumsfeld: ”Até à nomeação dos ministros iraquianos e ao inicio de debates entre eles , o general Casey e o embaixador americano, Zal Kalilzad, acerca das condições no terreno e da passagem das responsabilidades aos iraquianos, duvido que possa ouvir recomendações do general Casey ou do general Abizaid sobre a redução das tropas. Espero, contudo, que ,mal isso aconteça, sejam realizadas mais conversações e, à medida que delegarmos mais responsabilidades, poderemos ser capazes de reduzir as nossas forças.”

O novo gabinete iraquiano deverá ser nomeado durante as próximas semanas. Durante a visita de Rumsfeld e Rice ao Iraque, na semana passada, o general Casey afirmou que o seu plano para a redução das tropas continuava válido, mas que esperava que o novo governo estabelecesse primeiro a sua autoridade. A decisão final sobre o número de soldados americanos no Iraque será, contudo, tomada pelo presidente Bush. O presidente americano afirmou, no entanto, que seguirá as recomendações dos comandantes no terreno.

XS
SM
MD
LG