Links de Acesso

A Paz em Darfur: Enviado Especial Americano Vai a Caminho


O subsecretário de Estado americano , Robert Zoelick, vai a caminho da Nigéria para tentar ajudar a encontrar uma solução pacífica para Darfur.

O subsecretário de Estado americano deslocou-se já, por várias vezes, ao Sudão e a vários outros países da região durante o último ano, depois de ter sido encarregado da questão de Darfur pela administração Bush.

O porta-voz do Departamento de Estado, Sean McCormack, afirmou que Zoellick decidiu deslocar-se a Abuja no momento em que permanecem ainda por ultrapassar alguns pequenos diferendos, visto pensar que a sua intervenção pessoal poderá ajudar a alcançar um acordo de paz. Disse McCormack : ”Apesar de faltar apenas acertar algumas questões a este respeito ainda há trabalho por fazer. O subsecretário Zoellick deslocou-se na esperança de fazer avançar o processo , aproximar as partes envolvidas e ajudá-las a ultrapassar as questões que permanecem por resolver.”

O governo sudanês declarou que está disposto a assinar a proposta de acordo de paz formulada pela União africana. Contudo, os rebeldes de Darfur pretendem alterações no acordo de partilha do poder incluindo uma maior representação no governo central sudanês e termos mais favoráveis para a integração das suas forças no exército sudanês. Numa declaração anunciando a missão de Zoellick, o Departamento de Estado apelou ao governo sudanês para que volte a enviar uma representante seu a Abuja para finalizar o acordo de paz. Acrescentou que todas as partes devem fazer um esforço concertado para aproveitar esta oportunidade de paz.

As conversações de Abuja prolongaram-se por dois anos sem um acordo para pôr termo ầ violência em Darfur. Os medianeiros da União Africana tinham dado um prazo até domingo passado para a conclusão de um acordo de paz, mas, decidiram prolongá-lo por mais 48 horas. Zoelick deverá reunir-se, em Abuja, com o presidente nigeriano, Olusegun Obasanjo, e outros líderes da União Africana e ainda com os comandantes de missão de observação da União Africana em Darfir , força que os Estados Unidos esperam venha a transformar-se numa missão de manutenção da paz da ONU. O governo sudanês têm manifestado a sua oposição a essa hipótese dada a ausência de um acordo de paz em Abuja. Entidades americanas afirmam que a conversão da missão da União Africana numa força de capacetes azuis da ONU, com o dobro dos efectivos, deve realizar-se.

XS
SM
MD
LG