Links de Acesso

Abbas Disposto a Reatar Conversações com Israel


O presidente da autoridade palestiniana, Mahmoud Abbas disse na capital da Noruega, Oslo, estar disponível para reatar o processo de paz com Israel, possivelmente nos moldes de uma conferência internacional.

O conflito israelo-árabe figura, igualmente, na agenda dos trabalhos da conferência árabe-europeia, que reuniu, em Paris, destacados diplomatas dos dois blocos.

Falando na conferência alusiva as relações árabe-europeia, o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, , garantiu que a comunidade internacional continua engajada na resolução da crise no mundo árabe e islâmico, incluindo o conflito israelo-palestiniano.

Douste Blazy disse que a Franca continua convencida de que a assistência à autoridade palestiniana deve continuar para que não se tenha que penalizar o povo palestiniano.

Aquele governante francês realçou, ainda, que a autoridade do líder palestiniano, Mahmoud Abbas, deve ser respeitada.

A União Europeia suspendeu a ajuda a autoridade palestiniana, liderada pelo Hamas, apesar de continuar a canalizar milhões de dólares para os projectos de assistência humanitária.

Tal como os Estados Unidos, a União Europeia condiciona qualquer eventual ajuda futura a nova autoridade palestiniana, liderada pelo Hamas, à renuncia da violência, ao reconhecimento do Estado de Israel e a um compromisso com o processo de paz, por parte daquele grupo militante islâmico.

As observações do chefe da diplomacia francesa coincidem com o anúncio feito em Oslo, pelo presidente da autoridade palestiniana, Mahmoud Abbas, no sentido de que os palestinianos estão disponíveis para reatar as negociações com Israel.

Abbas disse, a propósito, que a Organização de Libertação da Palestina, a OLP, força minoritária no novo Parlamento, apesar de tudo tem um mandato para negociar com os israelitas.

O líder palestiniano apelou aos mediadores internacionais, nomeadamente aos Estados Unidos, à União Europeia, à Rússia e às Nações Unidas para reassumirem o seu papel nas negociações.

Israel reagiu de forma cautelosa às declarações de Abbas, alegando que o plano de paz existe, mas que a actual liderança da autoridade palestiniana, o Hamas ,se recusa a aceitá-lo.

Enquanto isso, em Paris, funcionários árabes e da União Europeia apelaram ao diálogo na resolução dos conflitos no Médio Oriente, incluindo a crise iraquiana.

Em declarações à VOA, o secretário geral da Liga Árabe, Amr Moussa, disse que uma conferência de paz poderá ter lugar em breve na capital iraquiana, Bagdade, com o propósito de reconciliar as partes em conflito.

Disse Moussa: ´´Conciliacao. Não podemos avançar com os problemas que ainda persistem entre o povo iraquiano.´´

XS
SM
MD
LG