Links de Acesso

Luta Contra a Sida


A Organização mundial de saúde disse que a sua chamada estratégia três por cinco de luta contra a sida ficou aquém das suas projecções. Contudo peritos da ONU sida disseram estar satisfeitos com os resultados que conseguiram alcançar.

O director do departamento de sistema de informação da sida, Tim Boerma disse que um milhão e trezentas mil pessoas com o vírus HIV Sida estão a receber os medicamentos que precisam para os manter vivos. Boerma fez notar que há dois anos atrás apenas 400 mil pacientes da Sida estavam a receber tratamento.

Na África sub sahariana houve grandes progressos. Esta é a região do mundo onde quase 75 por cento das pessoas que precisam de tratamento estão a viver. De cem mil pessoas há dois anos atras, para trezentas mil há um ano, e agora oitocentas mil pessoas estão a receber tratamento o que é cerca de uma em cada seis pessoas que precisam disso”.

A organização Mundial de Saúde diz que desde que o programa três por cinco começou há dois anos atras o acesso ao tratamento contra o HIV aumentou em todas a regiões do mundo. A OMS afirma que 18 nações em desenvolvimento estão a fornecer tratamento para pelo menos metade das pessoas que disso precisam e estima que entre 250 mil e trezentas mil mortes causada pela sida foram evitadas devido a esse tratamento.

A OMS diz ainda que as estatísticas indicam que o preço do tratamento caiu até 53 por cento nos últimos dois anos.

Em 2001, o presidente Bush assumiu o compromisso de parar o avanço da pandemia do HIV Sida fazendo aplicar o seu plano de emergência para ajuda à Sida. O programa prometeu 15 mil milhões de dólares em cinco anos, tendo como alvo os países mais duramente afectados em África e nas Caraíbas, incluindo o Botswana, Costa do Marfim, Etiópia Quénia e Haiti.

A Organização mundial de saúde disse que não efectuou contudo um bom trabalho em impedir a transmissão do HIV de mãe para filhos. A OMS disse que menos de dez por cento das mulheres gravidas infectadas com o HIV recebem medicamentos anti retrovirais antes do ou durante o parto e que mil e oitocentas crianças nascem todos os dias infectadas com o HIV.

A organização disse que mais de 570 mil crianças com menos de 15 anos de idade morrem de sida todos os anos. A maior parte adquiriram a doença das suas mães.

Agora que o programa três por cinco terminou o director de avaliação da ONUSIDA, Paul De Lay disse que estão já a ser efectuados esforços globais para fornecer acesso universal ao tratamento ao HIV até ao ano 2010.

Queremos acesso universal à prevenção e acesso universal ao tratamento e apoio, particularmente às populações vulneráveis e órfãos. Prevenção é a chave do problema. Durante o ano em que mil e trezentos milhões de pessoas começaram a receber tratamento em 2005, outras cinco milhões de pessoas foram infectadas”.

O Doutor de Lay disse a que prevenção foi preterida pela ênfase dada ao tratamento aos doentes com sida. Mas De Lay disse que prevenção continua a ser a primeira defesa contra o alastramento da doença e não pode ser negligenciada.

A organização mundial de saúde disse acreditar ser possível dar tratamento á maior parte das pessoas que precisam até ao ano 2010, mas para o fazer diz precisar de pelo menos 22 mil milhões de dólares por ano até ao ano 2008 par a financiar programas nacionais de prevenção do HIV, tratamento e cuidados médicos.

XS
SM
MD
LG