Links de Acesso

Cabul: Os Taleban Têm Campos de Treino no Paquistão


O MNE do Afeganistão afirma existirem campos de treino de talebans em território do vizinho Paquistão. Abdullah Abdullah fez estas revelações durante um discurso que proferiu na capital americana. O ministro afegão afirmou que militantes pró-taleban continuam a treinar-se e a esconder-se nas zonas tribais paquistanesas atravessando a fronteira para desencadear ataques dentro do Afeganistão: ” Temos que trabalhar mais em conjunto no domínio da segurança. Todos sabemos que existem alguns campos de treino nessa zona. Tratam-se de fontes de instabilidade e de terror naquela zona.”

O chefe da diplomacia afegã apelou, entretanto, a Islamabad para cooperar mais nos esforços para erradicar os extremistas que , segundo ele, constituem uma ameaça para a região: ” Todos sabemos que os líderes dos taleban se encontram nessa região e que estão na origem do que está a acontecer no Afeganistão. Isso está a afectar-nos ,mas, terá também implicações para toda a zona.”

O Paquistão atacou repetidamente os grupos de militantes ao longo da sua fronteira com o Afeganistão e destacou cerca de 80 mil soldados para aquela região. Supõe-se que os dirigentes dos taleban, assim como o líder da Al Qaida, Osama Bin Laden, se encontrem refugiados naquela regiões tribais. Entidades oficiais afegãs acusaram previamente o Paquistão de não estar a fazer o suficiente para impedir os militantes de desencadearem ataques contra o seu país.

No inicio do mês, o presidente paquistanês,Pervez Musharaf , rejeitou, no entanto, essas alegações e acusou algumas entidades no Afeganistão de estarem a denegrir o Paquistão. Por outro lado, o presidente Bush, durante a sua recente deslocação à Ásia do Sul, visitou tanto o Afeganistão como o Paquistão e salientou que ambos os países estão envolvidos nos esforços para capturar Osama Bin Laden e os seus associados.

Entidades militares americanas traçaram também um paralelismo entre a violência no Afeganistão e o tráfico de drogas naquele país. O Afeganistão produz 90 por cento do ópio mundial. A esse respeito o ministro afegão dos Negócios Estrangeiros admite que o controlo do narcotráfico é um dos principais problemas com que o seu governo se depara. Disse Abdullah: ” Os narcóticos são um grande desafio para o Afeganistão e para a humanidade. Trata-se de uma área em que os afegãos estão dispostos a avançar e a ultrapassar os desafios.”

Depois do seu discurso, Abdullah manteve conversações com a Secretária de Estado americana, Condollezza Rice . A chefe da diplomacia americana salientou que o Afeganistão registou grandes avanços desde o afastamento do regime dos taleban há dois anos atrás: ” Todos nós estamos impressionados com o espírito do povo afegão e com tudo aquilo que conseguiu alcançar. Quero agradecer-lhes esta grande parceria.”

O ministro afegão dos Negócios Estrangeiros afirmou ainda que mais de três milhões e meio de refugiados afegãos já regressaram ao seu país, algo que, segundo ele, constitui um forte voto de confiança no futuro do Afeganistão.

XS
SM
MD
LG