Links de Acesso

EUA e Irão Dispostos a Dialogar sobre o Iraque


Os EUA e o Irão afirmam estar na disposição de manter conversações directas, pela primeira vez desde que as relações diplomáticas entre os dois os países foram cortadas, em 1980. Ambos os países afirmam que qualquer diálogo será limitado ao Iraque e que este não versará os esforços internacionais para convencer o governo de Teerão a desistir do seu programa nuclear.

O conselheiro de Segurança Nacional do presidente Bush, Stephen Hadley, afirma que a Casa Branca tem uma longa lista de preocupações acerca do Irão, incluindo o seu programa nuclear, o tratamento dado ao seu próprio povo e ao seu envolvimento no Iraque. Disse Hadley: ”É a actividade iraniana no Iraque que está a dar apoio e, nalguns casos equipamento, aos terroristas que estão a matar iraquianos e forças de coligação. E isso nós temos tornado muito claro que é inaceitável”.

O secretário do Conselho Nacional Supremo para a Segurança Nacional do Irão, Ali Larijani, afirma que Teerão está pronto a abrir conversações directas com Washington acerca do Iraque.Hadley adiantou que o embaixador americano em Bagdade, Zalmay Khalilzad, está autorizado a dialogar com as autoridades iranianas, mas apenas acerca do Iraque:” Em relação ao Iraque, estamos preparados a manter conversações com o Irão, nas quais explicaremos e tornaremos claras as nossas preocupações acerca do Iraque e acerca da actividade iraniana no Iraque.”

Hadley afirma que é no melhor interesse, tanto do Irão como do Iraque, manterem boa relações, um aspecto que aqueles dois países têm que resolver por si sós:”Temos que evitar tudo o que sugira que vamos atrás das costas dos iraquianos para negociarmos um acordo com o Irão sobre o Iraque. Isso seria inconsistente com a nossa política e injusto para com o povo iraquiano.”

Se os EUA e o Irão concordarem em reunir-se para falar sobre o Iraque, serão os primeiros contactos directos desde 1980, quando as relações bilaterais foram cortadas, na sequência da revolução islâmica. Representantes dos dois países reuniram-se pela última vez, há cinco anos, no âmbito de um encontro em que participaram delegados de sete outras nações para debater a situação no Afeganistão.

Larijani e Hadley afirmam que tais conversações, a concretizar-se, não irão incluir os esforços internacionais para travar o programa de enriquecimento de urânio do Irão.

O presidente Bush afirma que os iranianos estão secretamente a tentar fabricar uma arma nuclear, mas Teerão alega que pretende a energia nuclear para produzir energia eléctrica.

O conselheiro para a Segurança Nacional do presidente Bush respondeu a perguntas feitas pelos jornalistas a propósito da publicação de um documento de 49 páginas detalhando a estratégia americana para o sector da Defesa e reafirmando o recurso à guerra preventiva. Hadley disse que o Irão é referido naquele documento como uma dos principais desafios levantados aos EUA: ”Vai começar a haver um debate entre a liderança e espero que seja também um debate entre a liderança e o seu povo, questionando se a via em que se encontram é a melhor para o seu país”.

Hadley afirmou ainda ser importante manter a solidariedade internacional para continuar a pressionar o Irão, numa altura em que o seu programa nuclear será agora apresentado ao Conselho de Segurança na ONU.

XS
SM
MD
LG