Links de Acesso

Alguns Soldados Impediam


Tropas foram colocadas hoje em locais chave da habitualmente calma capital Ndjamena, depois de noticias de uma alegada conspiração golpista. Alguns soldados impediam os carros de deixarem a cidade através de uma ponte que dá acesso a principal estrada para os Camarões.

Elementos próximos do presidente Deby, que recentemente acrescentou Itno ao seu apelido, disseram a jornalistas que foram feitas prisões, mas não especificaram.

Aqueles elementos responsabilizam os irmãos gémeos Tom e Timane Erdimi de estarem por detrás da tentativa de golpe de estado. Os dois irmãos são parentes do presidente Deby, e seus ex-conselheiros político e empresarial. Mas agora fazem parte de uma rebelião que opera perto da região fronteiriça com a província sudanesa de Darfur, que pede a demissão de Deby.

Muitos desses rebeldes, como explica o investigador Chris Melville, da Global Insight, fazem também parte do dominante grupo étnico de Deby.

“Os Erdimis são vistos como membros chave da clique ZAGHAWA, que é o centro do regime e muitos dos elementos desses grupos detêm ou detiveram também altos cargos nas forcas armadas, até há pouco meses atras. Por isso é possível, dados os seus recursos financeiros, que possam ter montado um significativo desafio militar ao regime.”

O ministro das Comunicações disse que os principais golpistas fugiram do país depois de terem sido rechaçados por soldados fiéis. Alguns rebeldes que se opõem ao presidente Deby terão dito que houve uma tentativa de golpe de estado, mas que tinham sido traídos.

A aparente tentativa de golpe acontece depois de vários oficiais do exercito de alta patente terem sido enviados recentemente numa missão para negociar com desertores.

O presidente Deby, que chegou ao poder através de um golpe de estado em 1990, não se encontra no país, estando a participar numa cimeira da Comunidade Económica e Monetária da África Central na Guiné Equatorial.

Desde que obteve ajuda internacional para construir um oleoduto, o presidente Deby tem eliminado leis que garantiam que alguns dos lucros petrolíferos se destinassem a aliviar a pobreza, citando problemas de segurança. Ele alterou também a constituição do país para poder candidatar-se a um terceiro mandato presidencial em eleições previstas para o principio de Maio.

XS
SM
MD
LG