Links de Acesso

EUA Querem Combate Rápido à Gripe das Aves


Os quatro principais responsáveis pelo sistema de saúde pública americano compareceram perante uma subcomissão do Congresso americano para testemunhar acerca da gripe das aves. Nas suas declarações aquelas entidades sublinharam a necessidade de conter uma eventual epidemia de gripes das aves entre os seres humanos antes de chegar aos Estados Unidos. Kent Hill da agência dos Estados Unidos para o desenvolvimento internacional manifestou a sua preocupação pela hipótese do vírus começar a infectar cada vez mais seres humanos através de todo o Mundo.

Disse Hill que ” com o aumento do número de países onde se têm verificado surtos significativos, obviamente que aumentam os contactos com seres humanos aumentando também as hipóteses de uma epidemia humana global.”

Hill acrescentou que a supervisão dos surtos de gripe é fundamental nos esforços para combater o vírus, salientando o caso da Nigéria: ”No dia 10 de Janeiro referiram a morte de muitas aves. Não diagnosticaram, no entanto, as causas. Só em Fevereiro é que foi confirmado internacionalmente que se tratava na verdade do vírus H5N1. Decorreram assim várias semanas antes de perceberem o que é se tinha passado. Portanto não é mistério nenhum sabermos que esta semana o vírus apareceu no Níger. Pensamos assim que, provavelmente, o vírus já se encontra em muitos outros locais de África.”

Por seu turno, a directora do Centro para a Prevenção de doenças infecto-contagiosas, Julie Gerberding, afirmou perante aquela subcomissão do Congresso, que a sua agência está a ajudar outros países a desenvolverem os seus sistemas de saúde pública para detectar a gripe das aves: ”Estamos perante uma série de imponderáveis. Algo pode acontecer e vai demorar algum tempo até o descobrirmos. Agiremos o mais rapidamente possível mas não dispomos ainda de uma rede que funcione perfeitamente.”

De modo a proporcionar uma resposta mais rápida, Gerberding acrescentou que a sua agência está a criar 18 centros regionais através do Mundo: ”Já dispomos de vários desses centros, incluindo um no Quénia. Quando surgiram os problemas na Nigéria fomos capazes de enviar uma equipa aquele país proveniente do Quénia, muito mais rapidamente do que se tivesse sido enviada da nossa sede na cidade de Atlanta aqui nos Estados Unidos.”

Por seu turno, Nancy Powell, do Departamento de Estado afirmou perante aquela subcomissão do Congresso que os Estados Unidos, o Canadá e o México estão a debater as suas estratégias, caso se verifique uma epidemia de gripe da aves na América do Norte.

XS
SM
MD
LG